Procurar



Apresentação


Edital para o concurso disponível aqui. 

 

Em fevereiro de 2010, a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e a Universidade de Coimbra, por intermédio do Centro de Estudos Sociais, estabeleceram o programa “Cátedra Milton Santos”, com o intuito principal de contribuir para a difusão de informações objetivas sobre a dinâmica da sociedade brasileira em centros universitários de excelência no exterior. A Cátedra homenageia o grande nome da ciência e da cultura brasileiras, Milton Santos, destina-se a investigadores brasileiros de alto nível e visa estabelecer um intercâmbio científico aprofundado entre eles e os investigadores, os doutorandos e os pós-doutorandos do CES.

 

A grandeza intelectual de Milton Santos e os estudos transversais e seminais que o conjunto da sua obra hoje representa no panorama cultural brasileiro e de língua portuguesa, condicionou o perfil da Cátedra: um lugar de trânsito de saberes transdiciplinares nas suas reflexões sobre o Brasil e as culturas de língua portuguesa a partir de uma perspetiva que combina os vários ramos das ciências sociais e humanas.

A Cátedra Milton Santos é um instrumento dinâmico e decisivo para fortalecer relações interuniversitárias e multiplicar projetos científicos de dimensão internacional e assim proporcionar uma investigação e docência de extrema inovação, vanguarda e qualidade.


O primeiro titular da Cátedra Milton Santos foi o Prof. Luís Eduardo Aragón, professor e investigador da Universidade Federal do Pará, doutorado em Geografia pela Universidade do Estado de Michigan nos EUA e titular de pós-doutoramento em estudos populacionais na Brown University e em estudos latino-americanos na Universidade de Estocolmo. Exerceu as funções de Secretário Executivo da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) e de Coordenador da Assessoria Especial de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará. Coordenador da Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável. No CES desenvolveu o seu plano de investigaçao, proferiu a sua aula inaugural – Amazônia no Atual Contexto Internacional e organizou um grande colóquio internacional As Lutas pela Amazônia no Início do Milénio.