Programa de Doutoramento "Democracia no Século XXI"

In English

 
 

Objectivos

O Programa de Doutoramento em "Democracia no Século XXI" entende contribuir para uma formação avançada de natureza interdisciplinar e "trans-escalar" sobre a temática da Democracia no Séc. XXI , através de uma perspectiva integrada que combina as racionalidades das ciências sociais, políticas e jurídicas, bem como a análise crítica dos desafios que a globalização e a interculturalidade vão pondo aos modelos e às práticas democráticas experimentadas ao longo do século XX.

Mobilizando a vasta experiência de investigação do CES/Laboratório Associado e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) em domí-nios como a sociologia, economia, ciência politica, relações internacionais e teoria política e social, o programa de doutoramento em "Democracia no Sécu-lo XXI" pretende oferecer um contributo para o desenvolvimento dos estudos avançados dos fenómenos políticos em Portugal e no contexto europeu.

Este contributo prende-se com uma abordagem teórico-metodológica crítica e interdisciplinar que visa:

1. Proporcionar uma compreensão sistemática da Democracia no Séc. XXI através da discussão crítica das formas alternativas de se pensarem as tendências de globalização e de instâncias, desafios e temas de ponta, tais como: a análise da qualidade discursiva dos debates parlamentares e políticos; o papel de movimentos sociais e de organizações não-governamentais; a rede-finição das funções do Estado; o papel de experimentação institucional desen-volvido pelas instituições locais e suas redes regionais, nacionais e internacio-nais; o desdobramento de praticas decisórias que envolvem os cidadãos na gestão das transformações territoriais; a socialização dos conhecimentos cien-tíficos face aos novos riscos e aos desafios do paradigma da sustentabilidade, as novas batalhas para o respeito dos direitos humanos e a sua reformulação progressiva; os desafios da diversidade multicultural; os problemas do governo e da governação global e local, bem como da execução das políticas públicas em geral. Uma atenção especial deverá ser dedicada à análise de transforma-ções no Sul do mundo: especialmente na África e na América Latina.

2. Promover uma investigação sociológica avançada conducente à pro-dução de resultados originais, de qualidade elevada, merecedora de divulgação nacional e internacional e cuja operacionalização fomente o progresso social e cultural no domínio sociológico e das ciências sociais.

3. Proporcionar aos/às doutorandos/as a possibilidade de beneficiarem da articulação ensino-aprendizagem-investigação-acção que caracteriza e dis-tingue a prática científica do próprio CES/Laboratório Associado, classificado como centro de investigação de excelência por avaliação internacional, bem como pelas suas capacidades de influir, através do intercâmbio de práticas e conhecimentos, sobre o transformar da acção das instituições politicas e cultu-rais com as quais trabalha.

4. Assegurar que todas as dissertações de doutoramento, independen-temente de apresentarem um pendor mais teórico ou empírico, analisem fenó-menos políticos de forma crítica e interdisciplinar. De forma crítica porque, em Portugal, este será o primeiro programa de estudos pós-graduados nesta área que privilegia a adopção de perspectivas teórico-metodológicas próximas das tradições da "teoria crítica", da democracia participativa e da cidadania activa. Quanto ao cariz interdisciplinar das análises a desenvolver, a razão desta opção prende-se com a própria natureza do CES, um dos centros de investiga-ção portugueses em ciências sociais que mais tem apostado no estudo multi-disciplinar dos problemas das nossas sociedades. Dado que o estudo de fenó-menos políticos por parte dos investigadores do CES tem uma já longa e rica tradição, os/as estudantes poderão beneficiar do contacto (e eventual orienta-ção) de investigadores que têm trabalhado sobre cidades e cultura urbana, sobre poder local e localização de políticas públicas, sobre movimentos sociais, sobre o Estado e as novas formas de regulação, sobre as consequências polí-ticas do fenómeno da globalização, bem como sobre as experiências políticas do Sul, um autêntico repositório de conhecimento e saberes alternativos.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  Centro de Excelência - Processo de Avaliação de Unidades de Investigação do Ministério da Ciência e da Tecnologia, 2005
  CES Centro de Estudos Sociais