Salicultura – Aquacultura – Desportos Aquáticos

Trabalhos de alunos da E. S. De Cristina Torres

SALICULTURA | AQUACULTURA | DESPORTOS AQUÁTICOS

Introdução

Somos um grupo de alunos do 12º ano, turma D, da área de Ciências Socioeconómicas da Escola Secundária c/3º C.E.B de Cristina Torres da Figueira da Foz e participamos no projeto “A água como património”, no âmbito da disciplina de Geografia C. Dada a variedade de assuntos que podem ser tratados, decidimos realizar algumas pesquisas sobre o tema: “Novas utilizações da água: o estuário do Mondego”.

O principal objetivo deste nosso trabalho é o de conhecer algumas atividades que se realizam no estuário do Mondego e que demonstram a importância da água para diversas áreas da vida do ser Humano.

O estuário do Mondego é uma área que se estende desde sensivelmente Montemor-o-Velho até à foz do Rio Mondego, junto à cidade de Figueira da Foz. É uma área vasta, onde decorrem várias atividades económicas, e é utilizada para a indústria, a agricultura, a caça, a pesca, a aquacultura, a salicultura, atividades de turismo e recreio.
O estuário do Mondego possui um grande valor para as aves pois constitui-se como ponto de passagem e paragem obrigatória para algumas espécies. São especialidades nesta área o flamingo-comum, a águia-pesqueira, o gaivotão-real e o estorninho-malhado. Para além destas, há uma vasta lista de outras espécies que tornam o sítio da Morraceira como de grande interesse ornitológico. Por tudo isto o estuário do Mondego é um Sítio Ramsar (a Convenção sobre as Zonas Húmidas constitui um tratado intergovernamental adotado em 2 de fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar). A existência de um elevado fluxo de nutrientes provenientes dos campos agrícolas do vale do Baixo Mondego leva ao crescimento elevado de macro-algas.

No nosso trabalho vamos abordar várias atividades: a salicultura, a aquicultura, as atividades desportivas e o turismo. Vamos tentar perceber de que forma estas atividades usam a água e como previnem o seu uso sustentável.

Localização do estuário de rio Mondego (extraído de GoogleMaps)

Elaborado por:
Inês Correia, nº14, 12ºD