O Rio Voador

Exposição

Instalação coordenada por António Olaio e Pedro Pousada, realizada pelos alunos do Departamento de arquitectura da FCTUC.

Criação de uma peça suspensa atravessando longitudinalmente a sala de exposições do Museu da Água, azul, linear, como abstração ou síntese da ideia de rio, feita da junção de múltiplas peças com a mesma largura criadas individualmente por cada aluno.
Cada peça é trabalhada no duplo sentido, do que estará à tona da água e do que estará debaixo de água.
O repto conceptual está em imaginar o rio como lugar que concentra as margens.
Este “rio voador”, assim, autonomizado, nascerá da ideia de um rio que concentra em si as próprias margens, síntese da ideia de que um rio inclui as suas margens.
E, nas paredes da sala de exposição, nuvens, igualmente azuis, serão construídas como sendo da mesma natureza do rio, reforçando a sua condição de “rio voador” ao mesmo tempo que traduzem a imaterialidade dos jogos conceptuais.

Catálogo da Exposição