DEMOCRACIA EM AÇÃO

Diálogos sobre Orçamentos Participativos numa perspetiva portuguesa

9 e 10 de dezembro de 2013, Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa (Picoas Plaza, Rua do Viriato)

Financiamento


Parceiros/Promotores

Apresentação

 

Introdução

Trata-se do seminário final do projeto trienal OPtar (“O Orçamento Participativo como instrumento inovador para reinventar as autarquias em Portugal e Cabo Verde? Uma analise critica da performance e dos transfers") financiado pela FCT.

O seu intuito é apresentar parte dos resultados do projeto, em diálogo com alguns dos seus principais parceiros nacionais e internacionais, permitindo ao público a oportunidade de debater sobre as experiências de democracia participativa em Portugal, e de propor coletivamente formas de apoiar transformações positivas para o futuro.

Em sintonia com o objetivo central do Projeto OPtar, o seminário pretende proporcionar um diálogo interativo entre a academia, as autarquias e os cidadãos interessados na evolução das metodologias participativas, a partir da uma leitura dos resultados, dos impactos e das dinâmicas de “polinização cruzada” que se têm desenvolvido ao longo da última década nos Orçamentos Participativos portugueses.


Público

Este seminário destina-se a representantes técnicos e políticos da Administração Local, estudantes e investigadores ligados às metodologias de pesquisa-ação, e também a cidadãos e cidadãs interessados nas experiências de democracia participativa.


Estruturação do evento

O programa está estruturado de forma a permitir apresentações mais detalhadas por parte dos oradores e também espaços de debate suficientemente ricos e amplos com os participantes.

As primeiras três sessões são construídas de forma semelhante, contando com três componentes principais:
(1) “Uma abertura desafiadora” que possa introduzir o tema da sessão em relação ao contexto português, estimulando os oradores e o debate.
(2) Uma sessão de apresentação de dados e resultados do projeto OPtar, através de imagens e do discurso dos 15 membros da sua equipa.
(3) Uma intervenção de um convidado estrangeiro sobre o panorama dos orçamentos participativos no seu país, permitindo, assim, uma leitura em espelho da realidade portuguesa e a reflexão sobre os limites e os desafios das experiências nacionais.
(4) Um debate amplo com o público presente, para que possa contribuir com a sua experiência, enriquecendo as reflexões das três linhas de leitura principais.

O segundo dia será a sessão final, baseada na experimentação da metodologia participativa o “Carrossel”, que tem o público como principal protagonista. Este poderá ajudar a equipa do projeto a delinear uma Carta de Recomendações, a partir dos três temas centrais que servem de perspetiva à leitura sobre os desafios de crescimento dos Orçamentos Participativos portugueses.


Língua e inscrição

A língua principal do Seminário é o Português, embora duas intervenções de convidados estrangeiros sejam em Espanhol, sem tradução.
A participação no seminário é gratuita mas – dada a dimensão limitada da sala e a necessidade de programar os momentos participativos – é necessária efetuar uma inscrição (ficha disponível no menu lateral)