Seminário L.ENA 69
Uma leitura do Encontro Nacional de Arquitectos de 1969: “Etapa de um percurso”

27 de Maio de 2010, Sala de seminários do CES, 2º Piso, Coimbra

> Inscrição

Apresentação

Entre 6 a 8 de Dezembro de 1969 teve lugar, em Lisboa, o Encontro Nacional de Arquitectos de 1969 (ENA1969), no final de um ano em que as eleições legislativas – promovidas pelo regime – transportaram os portugueses da ilusão à desilusão no Marcelismo. O debate dos problemas da sociedade portuguesa ao longo do período que antecedeu as eleições, abrangeu temas centrais no debate arquitectónico português desde o final da II Grande Guerra, nomeadamente o desenvolvimento territorial, a cidade e habitação: proposto por um conjunto de arquitectos, autónomo do Sindicato Nacional, o ENA1969 tinha como objectivo pensar o contributo da classe para este novo ambiente.

Grupos de trabalho auto-organizados ao longo do ano de 1969 propuseram e discutiram os cinco temas então debatidos: “Sindicalismo”, “Política de Solo”, “A repercussão na actividade do arquitecto das actuais estruturas da sociedade portuguesa e a sua intervenção nessas estruturas”, Participação popular e trabalho do arquitecto no desenvolvimento urbano” e “A comunicação como contestação” (um sexto tema “Arquitectura e Burocracia” é integrado no primeiro). Para alguns poderá ter sido também o “Encontro” um momento de desilusão, quer pela incapacidade da assembleia aprovar “Conclusões” quer pela constatação da existência de uma divisão entre profissionais - patrões e assalariados – até então irrelevante, para outros terá sido um momento da maior importância na arquitectura por marcar o regresso do debate político à profissão e ter sido o ponto de partida para outras formas de actuação.

Passados quarenta anos sobre o ENA69, este Seminário propõe uma leitura do então sucedido e as suas consequências através de um conjunto de comunicações com distintas abordagens ao tema sendo organizado em três sessões e uma mesa redonda.

09.30 Abertura e apresentação do Seminário
Pedro Hespanha, Presidente do Conselho Científico do CES e José António Bandeirinha

Sessão 1: Espanha e Portugal, a Arquitectura no final das ditaduras

Coordenação: Mário Krüger (DARQ/FCTUC/CES)

09.45 Ideas de Arquitectura en una cultura de oposición - Antonio Pizza (ETSAB)

10.15 Rupturas e convergências - José António Bandeirinha (DARQ/FCTUC/CES)

Sessão 2: Contexto, Arquitectura e Sociedade na transição de 1960 para 1970,

Coordenação: Domingos Tavares (FAUP/DARQ)

11.00 Arquitectura portuguesa na transição das décadas de 60 e 70 - Jorge Figueira (DARQ/FCTUC/CES)

11.30 Portugal na transição das décadas de 60 e 70 - Rui Bebiano (FLUC/CES)

12.00 1969: As ilusões e desilusões em ano de eleições - Miguel Cardina (CES)

Almoço

Sessão 3: O Encontro, actores e sua acção

Coordenação Alexandre Alves Costa (FAUP/DARQ)

14.30 Crise nas escolas de arquitectura: 1968-69 - Gonçalo Canto Moniz (DARQ/FCTUC/CES)

15.00 ENA: Tomar consciência da sociedade - João Afonso (FAUP)

15.30 Turismo: território esquecido no ENA 69? - Susana Lobo (DARQ) e Ana Tostões (OA/IST)

Mesa-redonda
Coordenação Ana Tostões (OA/IST)

16.15 Depoimentos de Francisco Silva Dias, Manuel Nicolau Brandão, Manuel Vicente e Raul Hestnes Ferreira.

17.30 Encerramento

Organização:

Núcleo de Arquitectura e Urbanismo e Núcleo de Estudos Culturais Comparados do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Apoio: Ordem dos Arquitectos

Coordenador: José António Bandeirinha