Gonçalo Canto Moniz


Nota biográfica

Gonçalo Canto Moniz é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde é co-coordenador da linha temática Culturas Urbanas, Sociabilidades e Participação. É Professor Associado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 1995 e doutorou em 2011. Coordena o projecto europeu URBiNAT "Healthy corridor as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS", financiado pelo H2020 (2018-2024) e co-coordena o projeto europeu "TRANS-Lighthouses: Para além do verde - Faróis de soluções transformadoras baseadas na natureza para comunidades inclusivas", financiado pelo Horizon Europe (2023-2026) Tem investigado e publicado sobre Regeneração Urbana e sobre Arquitectura Moderna, nomeadamente sobre os equipamentos escolares e o ensino da arquitectura, sendo autor do livro "O Ensino Moderno da Arquitectura. A Formação do Arquitecto nas Escolas de Belas Artes em Portugal (1931-69)" (FIMS, Afrontamento, 2019). É membro do ISC Education and Training do DOCOMOMO Internacional.


Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Moniz, Gonçalo Canto; Caitana, Beatriz; Ferreira, Isabel; Acri, Marco; Mateus, Américo; Leonor, Susana (2023), Co-creation of healthy corridors: a participatory approach to the circular city, in Luigi Fusco Girard, Peter Nijkamp, Francesca Nocca (org.), Reconnecting the city with nature and history: towards circular regeneration strategies. Milão: Franco Angeli, 113-137

Ler mais

Capítulo em Livro

Moniz, Gonçalo Canto (2023), O Ensino Moderno da Arquitetura na Escola do Porto. Fundamentos para a Escola de Coimbra., in Manuel Mendes (org.), Prática[s] de Arquitectura Projecto | Investigação | Escrita. Porto: Faculdade de Arquitetura Universidade Porto, 161-188

Ler mais

Artigo em Revista Científica

Coelho, Carolina; Cordeiro, António; Alcoforado, Luís; Moniz, Gonçalo Canto (2022), "Survey on Student School Spaces: An Inclusive Design Tool for a Better School", Buildings, 12, 4, 392

Ler mais