Apresentação

TEMÁTICAOBJETIVOS

TEMÁTICA

A questão urbana e das cidades é da maior pertinência e atualidade. As cidades e as suas múltiplas manifestações socioculturais, políticas e ambientais são um dos temas que mais decisivamente condicionam a qualidade de vida futura da maioria da população mundial. Atento a esta situação, o Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas procura oferecer uma formação avançada, científica, profissional e de intervenção em torno da agenda urbana mundial, do seu desenvolvimento e dos seus limites e incongruências. 

É um Programa de enorme abrangência temática que estimula o diálogo interdisciplinar entre a sua matriz sociológica de base e outras áreas científicas e do saber. O Programa acompanha o debate internacional sobre as cidades e o seu futuro e debruça-se sobre as mais diversas dimensões sociais, políticas e culturais da vida urbana e as formas de organização, planeamento e governação das cidades contemporâneas.

O programa de Doutoramento em Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas teve início em 2008/2009 e foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2015 por 6 anos. O Programa é oferecido bienalmente, abrindo assim uma nova edição cada dois anos.

OBJETIVOS

O Programa de Doutoramento visa os seguintes objetivos:

- Contribuir para a formação de investigadores e de professores do ensino superior nas áreas de especialidade do programa;
- Contribuir para a formação de profissionais altamente qualificados, com elevada capacidade de aplicar com autonomia e espírito inovador competências de investigação e conhecimentos científicos avançados em atividades de diagnóstico, planeamento, intervenção e gestão urbana e cultural;
- Contribuir para o avanço dos conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos nos domínios da sociologia e dos estudos urbanos e culturais, com particular ênfase no conhecimento da realidade urbana portuguesa e europeia e das dinâmicas de transformação social e cultural das cidades, assim como para  o desenvolvimento de condições de aplicação desses conhecimentos em contextos de intervenção política, administrativa e técnica.

"O maravilhamento perante a diversidade de experiências, de origens e de saberes compassou a minha jornada no CES e no Programa Doutoral. Os momentos de partilha entusiasmada com colegas e professores, a estimulação da crítica e da criatividade compõem, enfim, os ritmos deste meu encantamento!"

Cláudia Rodrigues, recém-doutorada (Portugal)