Apresentação

A questão urbana e das cidades é da maior pertinência e atualidade. As cidades e as suas múltiplas manifestações socioculturais, políticas e ambientais são um dos temas que mais decisivamente condicionam a qualidade de vida futura da maioria da população mundial. Atento a esta situação, o Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas procura oferecer uma formação avançada, científica, profissional e de intervenção em torno da agenda urbana mundial, do seu desenvolvimento e dos seus limites e incongruências. 

É um Programa de enorme abrangência temática que estimula o diálogo interdisciplinar entre a sua matriz sociológica de base e outras áreas científicas e do saber. O Programa acompanha o debate internacional sobre as cidades e o seu futuro e debruça-se sobre as mais diversas dimensões sociais, políticas e culturais da vida urbana e as formas de organização, planeamento e governação das cidades contemporâneas.

"O maravilhamento perante a diversidade de experiências, de origens e de saberes compassou a minha jornada no CES e no Programa Doutoral. Os momentos de partilha entusiasmada com colegas e professores, a estimulação da crítica e da criatividade compõem, enfim, os ritmos deste meu encantamento!"

Cláudia Rodrigues, recém-doutorada (Portugal)