Promoção de ética na investigação

O Centro de Estudos Sociais está comprometido com a promoção e garantia de um ambiente de investigação e formação livre de quaisquer formas de violência, discriminação, assédio moral ou sexual, e tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, um conjunto de documentos e procedimentos que procuram estabelecer e operacionalizar os princípios de uma investigação responsável. Estes documentos orientadores estão disponíveis na respetiva página do CES.

Salienta-se a importância do Código de Conduta que, partindo da missão, princípios orientadores e valores que regem o CES, define um conjunto de normas de conduta, nas práticas de investigação e no relacionamento entre todas as pessoas e instituições envolvidas, e do Plano para a Igualdade de Género.

Para acompanhar a implementação destes e de outros procedimentos de boas práticas de investigação, formação e extensão o CES tem também um conjunto de órgãos institucionais que, no caso da formação doutoral, complementam a interação primordial entre estudantes e as/os suas/seus orientadoras/es ou com as Coordenações dos programas de doutoramento:

• Unidade de Acompanhamento Pedagógico, com representantes de cada programa de doutoramento;
  • Comissão de Ética do CES, em matérias relativas à validação de boas práticas de investigação;
  • Provedoria do CES, recebendo queixas, denúncias ou exposições com possibilidade de anonimato e garantia total de sigilo e confidencialidade, com total independência, isenção e liberdade relativamente aos órgãos decisores.

Cabe ainda destacar ao nível da UC o papel da Provedora do Estudante da UC, sempre que se encontram esgotadas as outras vias de resolução dos problemas, ou se considere esta a via mais adequada, existindo, tal como no CES, um canal de denúncia interna da Universidade para reportar qualquer situação que envolva pessoas integrantes da Comunidade UC, que permite a denúncia anónima.

O CES tem ainda vindo a produzir reflexão interna e investigação sobre igualdade de género e assédio na academia, procurando aprofundar a perspetiva interseccional sobre estes temas. Esta reflexão em curso foi tornada ainda mais premente pelas denúncias de assédio tornadas públicas em 2023 e que visaram o CES e alguns dos seus investigadores. Confrontado com estas denúncias, o CES constituiu uma Comissão Independente para o esclarecimento de eventuais situações de assédio. Esta Comissão será ainda responsável pela produção de recomendações que tenham em vista a revisão dos documentos e mecanismos existentes no CES.  Nesse processo de revisão, a Direção e a Presidência do Conselho Científico do CES estão comprometidas com o envolvimento de representantes dos/as Estudantes e com um diálogo e comunicação regulares e transparentes.