Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe)
Apresentação

Coordenação: Bruno Sena MartinsGiovanni Allegretti e Madalena Duarte

Representante dos Investigadores Juniores: Tiago Ribeiro

O DECIDe reúne um grupo de investigadores que procura promover uma abordagem crítica e plural de processos políticos, sociais e jurídicos, desafiando ideias e práticas dominantes sobre a justiça, os direitos, democracia, participação, cidadania e interculturalidade. Este Núcleo está empenhado no alargamento interdisciplinar dos seus contributos, contando para isso com os diferentes percursos académicos dos seus membros e que incluem trabalho de investigação nas áreas da Sociologia Política, da Sociologia do Direito, da Sociologia da Educação, do Direito, da Antropologia Política e Jurídica, da Filosofia Política e da Teologia.

Os investigadores do DECIDe combinam atividades de investigação de qualidade, formação avançada e atividades de extensão. Estas atividades são levadas a cabo com base numa dupla perspetiva. Por um lado, quer no Norte quer no Sul globais, existe um reconhecimento crescente da heterogeneidade das sociedades e de que esta heterogeneidade se expressa sob a forma de tópicos tão diversos como os da democracia intercultural, demodiversidade, pluralismo jurídico, direitos humanos interculturais e pós-coloniais, Estado heterogéneo e plurinacionalidade. Por outro lado, esta heterogeneidade e diversidade convidam à inovação conceptual, analítica, teórica e epistemológica.

As atividades desenvolvidas pelo Núcleo de investigação refletem-se no desenvolvimento de projetos inovadores e críticos destinados a aprofundar abordagens pós-coloniais comparativas. Os investigadores deste Núcleo privilegiam como principais áreas de estudo contextos geográficos amplos, designadamente a Europa, a América Latina e África.