You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
2019-07-17
Centro de Trauma: 10 anos depois
Luísa Sales (Coordenadora do CT/CES-UC)

O Centro de Trauma (CT) fez no mês passado 10 anos.

Passo a passo, ao longo destes anos, o CT tem vindo a afirmar-se como fórum de debate e de partilha de diferentes saberes no âmbito do Trauma, procurando atuar em estreita colaboração com a sociedade que o rodeia.

Disso é exemplo, analisando apenas este mês de junho de 2019, a diversidade de atividades desenvolvidas no contexto nacional pelo CT, que vão da intervenção na comissão cientifica do Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar do MDN até à sessão de formação "E depois da crise: como lidar? (o trauma psicológico: prevenção e intervenção”, em Gouveia, dirigida a técnicos de autarquias e organizada pela EAPN Portugal.

Também  em termos internacionais foi gratificante o mês do aniversário do CT -  para além das atividades inerentes às redes em que está inserido, o CT  esteve presente, através da Joana Proença Becker e, por convite do  Transcultural Centre do Stavanger University Hospital, na 21st Nordic  Conference “From Powerlessness to Strength" em Stavanger, Noruega.

Mas, neste período de balanço que um aniversário sempre comporta, foi especialmente marcante para o CT a participação na 16ª conferência da ESTSS - European Society of Traumatic Stress Studies (o grande encontro europeu de todos os que se interessam pelas questões do Trauma Psicológico), realizada em meados deste mês de junho, em Roterdão.

Sublinho, deste encontro das sociedades europeias de estudos do Trauma:

- Os lugares de franco destaque nos órgãos centrais da ESTSS da Aida Dias, que foi membro fundador do CT e é hoje membro do núcleo restrito da comissão executiva do Board da ESTSS, da Joana Proença Becker, investigadora júnior do CT, nomeada, após concurso internacional, elemento do ESTSS Future International Leadership Group, bem como da Margarida Figueiredo Braga, investigadora Associada CT, presente na Comissão Científica deste Congresso.

- O facto de ter sido aprovada a realização de um meeting ESTSS sobre Media e Trauma, em Coimbra, em setembro de 2020.

- O reconhecimento de que o CT é, atualmente, uma das mais dinâmicas, interessadas e acutilantes sociedades da ESTSS, não só pelo número de sócios ativos que tem, mas também pela efetiva colaboração que proporciona, na dinamização dos temas relevantes da ESTSS (task forces, Curriculum Europeu de Psicotraumatologia,  Certificação)

De referir ainda que:

- Um dos artigos científicos publicado no European Journal of Psychotraumatology - EJPT (fator de impacto 4,3), foi candidato a prémio do ano,  tem co-autoria do Centro de Trauma;

- Dois elementos do CT fizerem parte do painel de revisores científicos deste congresso;

- Estiveram presentes na conferência oito elementos ligados ao CT, que primaram pelo significativo conjunto de trabalhos científicos apresentados, alguns dos quais levantaram especial interesse e discussão.

-  Os múltiplos contactos estabelecidos com investigadores das várias  paradas do mundo, presentes em Roterdão, começaram de imediato a dar frutos, uns embrionários ainda, outros já a amadurecer de forma  promissora.

Acrescidamente é reconfortante constatar ver que as discussões/ dúvidas / propostas/ soluções atualmente equacionadas no CT são as discussões/ dúvidas / propostas/ soluções que o que a Psicotraumatologia europeia igualmente equaciona.

É um gosto especial constatar esta evolução.

Uma década depois, o Centro de Trauma/CES da Universidade de Coimbra consolidou-se: mais do que um projeto, é agora, sem dúvida, uma efetiva realidade. ​​​​​​

 

Luísa Sales -  Psiquiatra, Coordenadora do Centro de Trauma/CES-UC