You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
2020-04-21
Carta Aberta

 

O Centro de Trauma, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, propõe-se os objetivos base de “colaborar na promoção e difusão do conhecimento sobre como prevenir o trauma psicológico em situações de crise, desastre ou catástrofe e, ainda, intervir como fórum de debate e de partilha dos diferentes saberes, no âmbito do Trauma”.

No presente momento, a pandemia de Covid-19 representa uma emergência sanitária mundial, com severas repercussões em diversos níveis de funcionamento da sociedade e um evidente potencial para despoletar experiências traumáticas profundas.

A Organização Mundial da Saúde tem vindo a considerar que a primordial resposta preventiva e clínica a esta situação deverá ser beneficiada por medidas psicossociais complementares para que seja possível reduzir o impacto negativo da crise na saúde mental das pessoas diretamente afetadas, dos técnicos e das comunidades em geral.

Como todos não seremos demais para esta urgente tarefa, o Centro de Trauma está particularmente disponível para colaborar com todos os seus parceiros, disponibilizando-se para apoiar, difundir e unir esforços nas intervenções que venham a ser promovidas e que toquem linhas de ação comuns.

Quer igualmente o Centro de Trauma partilhar os planos imediatos de ação que tem pensados, no âmbito da atual realidade.

Assim, para além da colaboração com as entidades parceiras, o Centro de Trauma:

  • - disponibiliza informação e formação sobre estratégias para superar as consequências previsivelmente traumáticas da pandemia COVID-19, através da sua página (quer no Dossier Covid-19, quer na área das “perguntas frequentes”);
  • - está a ativar um núcleo de atendimento via mail, telefone e tecnologias de VoIP (como o Skype e o WhatsApp) para oferecer respostas de orientação e suporte emocional de prevenção do trauma ("Apoio COVID-19”: traumasos@ces.uc.pt);
  • - vai organizar ações online de formação e de atualização, dirigidas aos técnicos;
  • - está a estruturar, conjuntamente com outras entidades internacionais ligadas à ESTSS, um estudo europeu sobre Stressors, coping behavior and adjustment disorder symptoms in the course of the coronavirus pandemic e para o qual irá solicitar a colaboração dos seus associados;
  • - solicita aos membros associados o envio de notícias, textos, informações ou experiências de resposta a esta crise, para divulgação / discussão nas páginas do Centro de Trauma;
  • - apela por fim, à partilha de reflexões sobre hipóteses de futuras intervenções no âmbito da prevenção do trauma e de respostas após a crise.

Todos temos consciência que atravessamos um período difícil e ameaçador. O propósito será sairmos mais resilientes, mais criativos e mais solidários.

abril de 2020.

Cordialmente,

 

 

                                                                               (Luísa Sales)

                                                     Coordenadora do Centro de Trauma / CES UC