You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
2020-05-07
Mind the Gap

 

A campanha internacional “Mind the Gap” se concentra na terminologia do “distanciamento social”, um conceito que, para muitas pessoas com deficiência psicossocial ou física, apenas aumenta ainda mais seu isolamento social. O “distanciamento físico” é uma necessidade em tempos de pandemia do COVID-19, mas os que mais sofrem com a crise atual são aqueles que precisam de contactos sociais - são os solitários, os doentes crônicos, os idosos sem contactos sociais e as pessoas com problemas de saúde mental-, que são frequentemente negligenciados, ignorados e às vezes abertamente evitados por outras pessoas. Para eles, o distanciamento social significa que seu isolamento se torna uma prisão de alta segurança, uma cela de isolamento e, para alguns, razão suficiente para considerar seriamente o fim de suas vidas.

Human Rights in Mental Health-FGIP se opôs ao uso do termo em um estágio inicial da crise do COVID, e alguns materiais básicos foram desenvolvidos para ilustrar nossa posição. Outros também expressaram sua preocupação, e também a Organização Mundial da Saúde instou as autoridades e o público em geral a mudar o termo para "distanciamento físico".

Iniciamos uma campanha internacional para parar o uso do termo “distanciamento social” e, em vez disso, transformá-lo em “distanciamento físico” e solidariedade social. Mesmo que não consigamos alterar um termo que já se tornou padrão, a campanha ajudará a advogar em nome daqueles que sofrem mais com a quarentena, por exemplo, pessoas com deficiência psicossocial ou física e idosos.

Os materiais da campanha foram traduzidos em vários idiomas e podem ser usados gratuitamente nas médias sociais ou de qualquer outra forma. Pessoas conhecidas concordaram com que usássemos seus retratos com o visual da campanha; outros adicionaram um slogan próprio. No momento, mais de vinte organizações em todo o mundo aderiram à campanha.

O Centro de Trauma/CES-UC é uma das organizações aderentes a esta campanha.




Mais informações podem ser consultadas no website www.covidandmentalhealth.eu e também nos facebooks:  Mind the Gap Campaign  e Covid-19 and mental health.