< AnteriorSeguinte >
Nº 32
Junho de 1991
Democracia e desigualdades sociais
Os novos sujeitos sociais
Transnacionalização da cultura, saberes e identidades
ISSN 0254-1106 e ISSN eletrónico 2182-7435
  Saber e Imaginar o Social - Boaventura de Sousa Santos  
 
Fernando Henrique Cardoso
  Democracia e Desigualdades Sociais  (pp. 23-27)
 Atentas as condições dos países latino-americanos, e do Brasil em particular, defende-se que a democracia só pode vingar se, ao contrário das ténues experiências conhecidas, vier acompanhada de mudanças substanciais nas oportunidades dos pobres e marginalizados.
 
João Ferreira de Almeida
  Democracia, Desigualdades, Valores  (pp. 29-34)
 Na sociedade portuguesa, tal como em outras sociedades, persistem importantes desigualdades que ameaçam o funcionamento democrático. O texto constitui um exercício prospectivo sobre as tendências que se manifestam a este propósito, quer no plano simbólico, quer no plano dos valores e das representações sociais.
 
Carlos Guilherme da Mota
  Democracia e Desigualdades Sociais: em busca de uma memória comum  (pp. 35-55)
 Ao falar de uma cultura de resistência, o Autor recorda as linhas de pensamento que em Portugal, na África e no Brasil se têm oposto à concepção de cultura harmónica que está na base do lusotropicalismo.
 
Marilena Chauí
  Política e Cultura Democráticas: O público e o privado entram em questão  (pp.57-71)
 A história recente do Brasil permite ilustrar, como também nos países democráticos os procedimentos orwellianos dos "formadores de opinião", fazendo da vida privada — família e empresa — o código da vida pública, conduzem ao progressivo retraimento do espaço público e põem em risco, pelo despotismo e pela tirania, a política e a cultura democráticas.
 
José Reis
  Recriar Solidariedades e Repensar o Trabalho: dois temas para a viragem do século  (pp. 73-80)
 Nas economias periféricas e semiperiféricas, os processos de reorganização sócio-económica consequentes da crise do modelo fordista de industrialização tornam-se relevantes na medida em que possam valorizar as formas relacionais de mobilização do trabalho e promover os aspectos qualificantes que aqui se manifestam apenas de modo parcial e localizado.
 
José Arthur Giannotti
  A Sociabilidade Travada  (pp. 83-103)
 Quando se passa duma sociedade capitalista propriamente dita para uma sociedade pós-industrial constitui-se uma estrutura de rivalidades e de lutas completamente diversa daquela que regia a exploração do trabalho até aí. Em vez de homogeneização proletária, verificou-se um aumento das diferenciações burguesas e a luta pela liberdade cedeu lugar à reivindicação de liberdades particulares.
 
Gita Welch
  A Nova Justiça em Moçambique  (pp. 105-117)
 A partir de uma reflexão sobre as concepções e as práticas de justiça em Moçambique no pós-independência sugere-se a criação de um direito novo e moçambicano que não exclua o respeito pelas diferentes expressões étnico-culturais existentes no país.
 
Otávio Velho
  Os Novos Sujeitos Sociais  (pp. 119-127)
 Reflexão sobre as dificuldades em definir quem são os novos sujeitos sociais e, em particular, sobre a dificuldade de uma definição produzida pela comunidade dos cientistas sociais que constitui, precisamente, uma agência de modernização.
 
Ruthe Corrêa Leite Cardoso
  A Sociedade em Movimento: novos actores dialogam com o Estado  (pp. 129-134)
 Discutindo a ampliação da participação política promovida pelos novos movimentos sociais, desceve-se a organização interna destes grupos e a sua intervenção pública e mostra-se que estão a ser construídas relações directas entre categorias sociais específicas e sectores da administração pública.
 
Boaventura de Sousa Santos
  Subjectividade, Cidadania e Emancipação  (pp. 135-191)
 Os excessos de regulação e, consequentemente, os défices de emancipação, a que conduziu a impossibilidade de encontrar uma síntese entre as categorias fundadoras do paradigma social da modernidade suscita a proposta de uma nova teoria da democracia e uma nova teoria da emancipação, que correspondam às necessidades da sociedade contemporânea.
 
Octavio Ianni
  A Crise de Paradigmas na Sociologia  (pp. 195-215)
 A afirmação de que o objeto da sociologia mudou e o aparecimento de novos paradigmas sugerem uma reflexão sobre a crítica e a crise actual dos paradigmas na sociologia e uma abordagem de algumas das singularidades desta ciência social.
 
José Madureira Pinto
  Considerações Sobre a Produção Social de Identidade  (pp. 217-231)
 Reflecte-se sobre as possibilidades de utilização, pela sociologia, do conceito de identidade, sublinhando o seu carácter eminentemente relacional.
 
António A. Arantes
  As Tramas da Memória: antigas estruturas e processos culturais contemporâneos  (pp. 233-244)
 As iniciativas de preservação da memória da sociedade e as respostas desta às políticas governamentais projectam-se em sentidos que nem sempre são coerentes com as intenções dominantes e que podem mesmo estar em contradição com elas.
 
Carlos Cardoso
  Ki-Yang-Yang: uma nova religião dos Balantas?  (pp. 245-258)
 O texto mostra como o aparecimento e a rápida expansão, desde meados da década de 80, de um movimento de mulheres de etnia balanta que advoga uma medicina de base empírica contrária à tradição médico-feitichista, veio pôr em causa as instituições mais profundas do sistema cultural e político.
 
Wanderley Guilherme dos Santos
  Retorno a Babel: Notas prévias a uma teoria do pessimismo  (pp. 259-266)
 Numa crítica dos pressupostos da teoria económica e das ideologias optimistas do desenvolvimento, o texto reflecte sobre as condições em que os países em desenvolvimento poderiam vencer a distância que os separa do primeiro mundo sem uma reformulação da ordem internacional.
 
Carlos Fortuna
  Nem Cila nem Caribdis: somos todos translocais  (pp. 267-279)
 Não se pode optar entre universalismo e particularismo. À medida que se desorganiza e desterritorializa, o capitalismo descaracteriza identidades. O local pode ser universal e o inverso. A identidade fragmentada e a condição translocal são o desafio do presente prolongado.
 
  Recensões