< AnteriorSeguinte >
Nº 44
Dezembro de 1995
Número não temático
ISSN 0254-1106 e ISSN eletrónico 2182-7435
Immanuel Wallerstein
  Mudança Social? "A mudança é eterna. Nada muda, nunca"  (pp. 3-24)
 Propõe-se um modelo para a análise de sistemas históricos específicos a partir do conceito de mudança social, ilustrando as questões em presença através de uma análise do moderno sistema-mundo.
 
José Reis
  Estado, Instituições e Economia: a despesa pública em Portugal  (pp. 25-58)
 A partir de um conjunto de dados sobre o peso e os papéis do Estado na economia portuguesa durante um período longo que vai de 1958 a 1993, ilustra-se a evolução dos ciclos económicos e dos ciclos políticos em Portugal (dando especial atenção a um período recente em que se mostra que foi a direita e não a esquerda o principal agente da expansão do Estado) e as diferentes combinações do "Estado-investidor" e do "Estado-aparelho".
 
Lina Coelho
  Iberização Dependente: uma reflexão sobre o investimento directo industrial na Região Centro  (pp. 59-84)
 A análise do investimento directo estrangeiro na indústria da Região Centro depois da adesão à Comunidade Europeia, com particular destaque para o que tem como origem a Espanha, demonstra que a actividade e a organização espacial das empresas multinacionais (espanholas e outras) têm estado a concorrer de modo não despiciendo para um processo de (sub)integração ibérica em que Portugal é (re)colocado em posição subalterna
 
Cecília MacDowell Santos
  Quem pode falar, onde e como?  (pp. 101-123)
 Trava-se um diálogo crítico com as teses de Donna Haraway, problematizando as posições da feminista norte-americana em dois aspectos principais: a questão da identidade do sujeito cognoscente e a questão da tradução, isto é, do(da) destinatário(a) do conhecimento e, concomitantemente, da língua e da linguagem. Postula-se a necessidade de uma política de identidade não-essencialista e não-totalizante, capaz de demarcar as diferenças e de fazer justiça à sempre contraditória e ambígua pertença do sujeito a múltiplos lugares de identidade, exemplificando-se com duas antologias que dão voz a «mulheres do Terceiro Mundo nos Estados Unidos». Só essa política de identidade poderá constituir a base para intercâmbios e recíprocas contestações nas construções do saber feminista em cada um dos seus específicos espaços de articulação.
 
João Tolda
  Inovação Empresarial e Economia Regional da Inovação: dados de uma investigação em curso  (pp. 85-100)
 Analisam-se os dados de um trabalho em curso sobre as relações que se estabelecem, na Região Centro de Portugal, entre os agentes directa e indirectamente envolvidos no processo de inovação. A caracterização da lógica de inovação dominante fornece um contributo para a formulação de uma economia da inovação de base regional.
 
Manuela Ribeiro
  As Histórias de Vida Enquanto Procedimento de Pesquisa Sociológica: reflexões a partir dum processo de pesquisa de terreno  (pp. 125-141)
 As histórias de vida constituem um procedimento de pesquisa e análise sociológicas que comporta potencialidades consideráveis, sobretudo no plano da produção de informação. O artigo procura dar conta dessas potencialidades, tomando como referência mais imediata uma experiência concreta de utilização de histórias de vida num contexto de pesquisa de terreno levada a cabo na região do Barroso (Trás os Montes).
 
  Recensões
 
 
  Noticiário