You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

COVID-19: Stress, Adaptação e Trauma

 

Questionário online. Participe aqui

Apoio COVID-19

Serviço gratuito de aconselhamento por terapeutas voluntários do OT.

Saiba mais aqui.

Conferência Virtual ESTSS - 17-18 Junho 2021

Consulte mais infomações aqui

Observatório do Trauma

Já conhece a página de facebook do Observatório do Trauma?

Veja mais aqui.

Dossier COVID-19


Uma seleção de informações relevantes constantemente atualizada. Consulte aqui.
 

Livro: Psiquiatria de Catástrofe e Intervenção na Crise

Organização de. Luisa Sales. Disponível aqui, com autorização da Editora Almedina.

Mind the Gap

Mind the Gap. O Observatório do Trauma/CES-UC é uma das organizações aderentes a esta campanha..

Saiba mais aqui.

 

Centro de Trauma assume estatuto de Observatório CES


O Conselho Científico (CC) do Centro de Estudos Sociais (CES) reconheceu ao Centro de Trauma (CT) o estatuto de Observatório CES.

 

Esta decisão do CC do CES gratifica-nos particularmente já que valida o trabalho que o CT tem vindo a desenvolver, desde há cerca de uma década, na promoção e difusão do conhecimento sobre o trauma psicológico decorrente de situações de crise, desastre e catástrofe e no propósito de intervir como fórum de debate e de partilha de diferentes saberes no âmbito do trauma.

 

Com esse intento, e observando de forma atenta e sistemática a realidade social contemporânea, fomos desenvolvendo uma interação direta com redes, parcerias científicas e instituições que intervêm nestes cenários. Desenvolvemos cursos de Psicotraumatologia certificados internacionalmente e trabalhámos de forma ativa na formação de técnicos, com o objetivo da melhor intervenção em situações de potencial impacto traumático. Procurámos promover estratégias capazes de estimular a comunicação e a partilha de conhecimento com a comunidade em geral, como o comprova o trabalho feito junto de autarquias, escolas, unidades de saúde, comunicação social, técnicos e profissionais.

 

Consideramos que o estatuto de Observatório abrirá novas possibilidades de evolução e disseminação do propósito e do trabalho que temos vindo a desenvolver.

 

Confiamos que, como Observatório do Trauma, serão mais profícuas as parcerias com áreas científicas afins, com entidades promotoras de estratégias políticas e com agentes que, no terreno, lidam com situações passíveis de impacto traumático.

 

Serão mais estimulantes os desafios e mais efetivas as possibilidades de materialização de estudos acerca das realidades multifacetadas do trauma psicológico.

 

Serão mais conseguidas as colaborações que estimulem estratégias pessoais e comunitárias de prevenção e de superação do trauma e, consequentemente, da saúde mental da população.

 

Acrescidamente, o actual contexto Covid, com o evidente potencial traumático que acarreta para os indivíduos e para as sociedades obriga a um acrescido empenho de todos nós.

 

Apelamos a todos os que se interessam pela temática do Trauma e da intervenção na crise e, de forma muito especial, aos elementos da comunidade CES que se juntem a nós e que assumam como seu, o novo Observatório do CES. Que o desenvolvam como um espaço criativo de debate, de investigação, de partilha, de intervenção.   

 

Contamos convosco!  

 

 

 

Informação útil

OBSERVATÓRIO DO TRAUMA

 

TESTEMUNHOS DO TEMPO COVID

Deseja associar-se ao Observatório do Trauma?


Preencha aqui o formulário de adesão

O Observatório do Trauma

O Observatório do Trauma/CES resultou da evolução do Centro de Trauma, uma unidade do CES fundada a 25 de Junho de 2009. Em Setembro de 2020 o Conselho Científico do CES considerou que o trabalho que esta unidade vinha desenvolvendo se integrava, de forma cabal, nos critérios inerentes a um Observatório CES e atribuiu-lhe o estatuto e a designação de Observatório do Trauma do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, O Observatório do Trauma é atualmente coordenado pela psiquiatra Luísa Sales.

 

Pretende promover e difundir o conhecimento sobre a prevenção e a intervenção no Trauma Psicológico em situações de crise, desastre ou catástrofe, bem como colaborar com instituições envolvidas nestes cenários, propondo-se como fórum de debate e de partilha dos diferentes saberes no âmbito do Trauma psicológico.

 

O Observatório do Trauma é membro da Sociedade Europeia para os Estudos do Stress Traumático (European Society For Traumatic Stress Studies - ESTSS) e integra o seu Board of Directors.