Colóquio Final
Nos dias 14 e 15 de Junho de 2011, realizou-se o Colóquio "Os Filhos da Guerra Colonial: pós-memória e representações", no Auditório do CIUL (CML), junto às instalações do CES-Lisboa. O evento contou com a participação dos investigadores e consultores do projecto, e ainda com os convidados Luiz Gamito (Psiquiatra) e Paula Ribeiro Lobo (História de Arte; Universidade Nova de Lisboa).
O objectivo principal deste Colóquio foi divulgar junto dos participantes do projecto e do público em geral as principais conclusões da investigação realizada. Mas um segundo objectivo foi amplamente conseguido. À luz do carácter multidisciplinar deste projecto, a Conferência constituiu-se como um espaço de diálogo entre várias disciplinas académicas (estudos culturais, psiquiatria e sociologia) e a criação artística, como a fotografia, o teatro, o cinema, a literatura e a música.
O primeiro dia de conferência teve início com a projecção de uma montagem multimédia de Tommaso Rada, e terminou com a apresentação da peça "IGNARA#Guerra Colonial - Fazer o Trabalho de Casa", um projecto desenvolvido, encenado e apresentado por Susana Gaspar, Paulo Campos dos Reis e Filipe Araújo.
A tarde do segundo dia da Conferência contou com a apresentação de dois documentários: "Quem vai à Guerra", de Marta Pessoa (2011), e "Poeticamente Exausto, Verticalmente Só: a história de José Bação Leal", de Luísa Marinho (2007). Em seguida, foi realizada uma mesa com artistas de "segunda geração" que produziram peças sobre o tema da Guerra Colonial nas artes plásticas (Ana Vidigal), na literatura (Norberto Vale Cardoso e Rui Vieira), no cinema (Marta Pessoa e Luísa Marinho), no teatro (Susana Gaspar) e na música (Pedro Branco).
O Colóquio terminou com o lançamento público do livro Antologia da Memória Poética da Guerra Colonial (Afrontamento, 2011), um livro de Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi.