JustFood

Colocar '"comida justa" na mesa ainda é um desafio global. Estudos críticos sugerem que mais atenção deve ser dada à dimensão da "sustentabilidade justa" dos sistemas alimentares: JustFood indica um conjunto re-negociável coletivamente de relações socioecológicas. O JustFood concentra-se em como e por que movimentos alternativos de alimentos (AFMs) podem promover essa dimensão, investigando os desafios do cultivo de 'apenas comida'. Desenhando
nas teorias da performatividade e das práticas cotidianas, supomos que o potencial para a 'sustentabilidade justa' dos sistemas alimentares reside na micropolítica das AFMs e na sua incorporação a conflitos e movimentos socioambientais mais amplos. Empregamos métodos etnográficos para documentar as experiências da AFM na Romênia e Portugal, dois países periféricos da Europa em crise, com semelhanças e diferenças em termos de culturas agroalimentares, histórias de regimes autoritários e movimentos de justiça socioambiental.

 

EVENTOS PASSADOS

SIMPÓSIO | Just Food Transitions: Addressing the Peasant Question in Europe/ Transições Alimentares Justas: Abordando a Questão dos Camponeses na Europa

4 de novembro de 2021, 10 AM - 12 PM | 2 PM - 3:35 PM - Online em inglês

Visão geral: Transformar as políticas agrícolas em direção a uma maior justiça socioambiental e alimentar deve ser uma prioridade global. A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Agricultores e Outras Pessoas que Trabalham nas Zonas Rurais (UNDROP), adotada em dezembro de 2018, é uma importante intervenção para chamar a atenção para as responsabilidades dos Estados e atores da indústria agroalimentar. No contexto do novo extrativismo e da chamada transição justa para uma economia "verde", pretendemos discutir o futuro dos camponeses e pequenos produtores: os palestrantes irão explorar os papeis que movimentos e redes de alimentos alternativos podem desempenhar na promoção dos direitos dos camponeses e trabalhadores agrícolas. As questões que levantamos são: Por que a agricultura tradicional baseada na agro-biodiversidade é necessária? Qual é o papel dos camponeses na promoção da justiça alimentar? Quais são os desafios e possibilidades que os camponeses enfrentam? Que estratégias são necessárias para construir um sistema alimentar sustentável e justo? Como seria uma transição da Just Food na Europa?

 

NOTICIAS

Reunião anual do Grupo de trabalho para o Direito às Sementes de Eco Ruralis

No fim-de-semana 24 – 25 de Julho teve lugar na aldeia Dambroca, Buzau, na Roménia, a Reunião do Grupo de Trabalho para o Direito a Sementes da associação Eco Ruralis. Os principais pontos de discussão foram as questões práticas e legais que os guardiões das sementes estão a encarar neste momento, a partilha de conhecimentos e boas práticas relativamente à reprodução das sementes, o estabelecimento de novas casas de sementes camponesas, também como planear a distribuição de sementes de 2022. Em termos de activismo político para o direito a sementes e os direitos dos camponeses, as organizadoras incluíram a questão da implementação do Protocolo de Nagoya na Roménia, tal como fortalecer as colaborações com outras associações e instituições, nomeadamente Sementes com Alma (Seminte cu Suflet), ROMAPIS (Associação Roménia dos Produtores de Mel), O Jardim de Moldova (Gradina Moldovei, Rep. Moldova), O Banco de Recursos Genéticos Vegetais “Mihai Cristea” Suceava, O Banco de Recursos Genéticos Vegetais Buzau, Instituto de Biologia Bucareste, tal como a Associação dos que Usam Autómatos para Leite Cru de Roménia. As organizadoras também apontaram para manter a estreita colaboração com o mundo académico, estando convidada também a equipa do projecto Just Food. As investigadoras que participaram foram Irina Velicu, Hestia Delibas e Anastasia Oprea, reforçando como tal a abordagem scholar-activist suposta pelo projecto.

Os eventos tiveram lugar no jardim da casa da família Zamoiu. A agenda da reunião constou também numa visita ao jardim tradicional camponês da família Zamoiu, tal e como ao jardim de permacultura da família Suliman, numa aldeia próxima.

O relatório da Eco Ruralis (em romeno): https://www.ecoruralis.ro/2021/07/28/intalnirea-grupului-de-lucru-pentru-dreptul-la-seminte-2021/

 

Carta aberta ao governo e parlamento romeno.

Esta carta aberta é uma iniciativa da Ecoruralis e cuja elaboração contou com a participação dos projeto JUSTFood. A carta contém um conjunto de medidas concretas sobre como apoiar pequenos produtores, e camponeses, em tempo de COVID. O objectivo é evitar ma crise alimentar e proteger os e as trabalhadoras agrícolas da Roménia.

Mais noticias relacionadas com o tema do projeto

Carta Aberta à Comissão Europeia e Parlamento Europeu sobre a urgência e medidas a serem tomadas na Europa relativamente ao trabalho rural no contexo da COVID-19 (em Inglês)

Carta Aberta da CNA sobre a situação que vivemos no País com o surto de Coronavírus e face à declaração de estado de emergência nacional (em Português)