Imagem inspirada na ilustração de Demirel Selçuk, disponível em: http://bibliotecasemrede.blogspot.pt/2010/12/turbilhao-de-ideias.html

PT

EN
Apresentação

PUBLICAR: Em que língua? Em que fase do trabalho? Em que revista ou livro? Publicar um artigo ou um capítulo?

Como dar voz às nossas preocupações? Que temas? Como garantir a qualidade do nosso trabalho; organizar os textos, encontrar as frases certas, estabelecer sinergias com outros autores, etc.?

SEM PERECER: Gerindo bem o nosso tempo de escrita, criando rotinas, arranjando espaço, bebendo água, inspirando-expirando… enfim… já sabemos!

Por todo o mundo, os académicos tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica, de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores em início de carreira, ao receberem mensagens contraditórias, sentem-se perdidos/as e ficam confusos/as quando são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico.

Entretanto, as editoras estabelecem procedimentos para garantir a qualidade científica das publicações através da revisão por pares. Fatores de impacto são pensados como indicadores da importância das publicações em diferentes áreas da investigação científica. Ao mesmo tempo, práticas de pay-per-view e pay-to-publish podem restringir, ainda mais, o acesso às publicações. Importa referir, que a opção de publicar em revistas de acesso aberto introduz uma dimensão adicional de escolhas, enquanto oferece inúmeras publicações que se caracterizam pela disparidade em qualidade e em reputação.

Então, como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?

Os três módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.

Sobreviva ao turbilhão!

Informações

Quem?
Comissão organizadora do Centro de Estudos Sociais: Olga Solovova (NHUMEP), Nancy Duxbury (CCArq), Maria José Carvalho (Biblioteca Norte|Sul), Rita Alcaire (Investigadora Júnior), Francisco Freitas (Investigador Júnior), Joaquim Veríssimo (CES), Inês Lima (Biblioteca Norte|Sul).

O quê?
Partilha de técnicas de pesquisa e de gestão de informação, escrita académica, conhecimento das práticas do mercado editorial, entre outros.

Quando?
Ano letivo de 2019/2020: novembro de 2019 - maio de 2020

Como?
Através de sessões práticas organizadas em 3 módulos

Para quem?

  • Participantes internos (i.e. com ligação ao CES) – doutorandos/as, investigadores/as juniores, investigadores/as permanentes e investigadores/as em pós-doutoramento
  • Funcionários/as CES
  • Participantes externos

Número de participantes:
23 em cada módulo

Taxa de inscrição por módulo:
25€ 

Línguas:
Português e Inglês*

Convidados/as e Formadores/as:

  • Investigadores/as do CES, cujas publicações têm sido produzidas em diferentes línguas;
  • Bibliotecários/as e cientistas sociais e das humanidades;
  • Formadores/as que partilharão dicas e as suas técnicas preferidas;
  • Representantes das editoras nacionais e internacionais;
  • Participantes internacionais; Investigadores/as internacionais.


NOTA: A língua preferencial será o português contudo, poderá estar sujeita a alteração de acordo com a proveniência linguística dos/as convidados/as.

1.º Módulo
Recursos, referenciar, citar; Zotero e Mendeley; Publicações Periódicas: Fatores de Impacto; Orcid

Visita às Bibliotecas da Universidade de Coimbra

22 de outubro de 2019, 10h00-12h30 e 14h30-16h30
Kick-Off: Faculdade de Direito (manhã), Faculdade de Letras (tarde)

23 de outubro de 2019, 10h00-12h30 e 14h30-16h30
Kick-Off: Biblioteca Geral UC (manhã) e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (tarde)


Gestão e terapia do stress
8 de novembro de 2019, CES | Alta
10h00-13h00 | Combate ao stress em contexto académico: Marco Pereira (Psicólogo, Doutorado pela FPCEUC) [Sala 8]
14h30-17h30 | Combate ao stress em contexto académico: Vera Pereira (Psicóloga, Doutorada pela UL) [Sala 1]

1.ª Sessão | Recursos da BNS & do SIBUC
12 de novembro de 2019, CES | Alta, Sala 2
10h00-13h00 | Catálogos e Estudo Geral: Pesquisas & Gestão de dados bibliográficos: Maria José Carvalho (BNS/CES)
14h30-17h30 | Bases de dados & Repositórios: Maria José Carvalho (BNS/CES)

2.ª Sessão | Citar & Referenciar
21 de novembro de 2019, CES | Alta, Sala 1
10h00-13h00 | Normas e Estilos: Maria José Carvalho (BNS/CES)
14h30-17h30 | Normas, Estilos e Plágio: Maria José Carvalho (BNS/CES)

3.ª Sessão | Gestão de conteúdos bibliográficos
27 de novembro de 2019, CES | Alta, Sala 2
10h00-12h30 | Zotero: Francisco Freitas (CES)
14h30-16h30 | Zotero - Hands-On: Francisco Freitas (CES)

4.ª Sessão | Gestão de conteúdos bibliográficos
3 de dezembro de 2019, CES | Alta, Sala 2
10h00-12h30 | Mendeley: Francisco Freitas (CES)
14h30-16h30 | Mendeley - Hands-On: Francisco Freitas (CES)

5.ª Sessão | Publicações Periódicas e Plataformas de Identificação do/a Investigador/a
11 de dezembro de 2019, CES | Alta, Sala 1
10h00-13h00 | Fatores de Impacto e Relevância das Publicações Periódicas: Maria José Carvalho (BNS/CES)
14h30-17h30 | Identificação do/a Investigador/a: Iniciação ao ORCID: Joaquim Veríssimo (CES)

[Inscrições abertas entre 11 de outubro e 5 de novembro de 2019]

 

Mais Informações e Inscrição
Dúvidas ou Sugestões

Partilhem as vossas dúvidas ou sugestões aqui: survive_stampede@ces.uc.pt
As ideias recolhidas nas caixas virtuais e físicas ajudar-nos-ão a orientar as sessões práticas mais de acordo com os vossos interesses.