Imagem inspirada na ilustração de Demirel Selçuk, disponível em: http://bibliotecasemrede.blogspot.pt/2010/12/turbilhao-de-ideias.html

PT

EN
Apresentação

PUBLICAR: Em que língua? Em que fase do trabalho? Em que revista ou livro? Publicar um artigo ou um capítulo?

Como dar voz às nossas preocupações? Que temas? Como garantir a qualidade do nosso trabalho; organizar os textos, encontrar as frases certas, estabelecer sinergias com outros autores, etc.?

SEM PERECER: Gerindo bem o nosso tempo de escrita, criando rotinas, arranjando espaço, bebendo água, inspirando-expirando… enfim… já sabemos!

Por todo o mundo, os académicos tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica, de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores em início de carreira, ao receberem mensagens contraditórias, sentem-se perdidos/as e ficam confusos/as quando são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico.

Entretanto, as editoras estabelecem procedimentos para garantir a qualidade científica das publicações através da revisão por pares. Fatores de impacto são pensados como indicadores da importância das publicações em diferentes áreas da investigação científica. Ao mesmo tempo, práticas de pay-per-view e pay-to-publish podem restringir, ainda mais, o acesso às publicações. Importa referir, que a opção de publicar em revistas de acesso aberto introduz uma dimensão adicional de escolhas, enquanto oferece inúmeras publicações que se caracterizam pela disparidade em qualidade e em reputação.

Então, como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?

Os dois módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.

Sobreviva ao turbilhão!

Informações

Quem?
Comissão organizadora do Centro de Estudos Sociais: Olga Solovova (NHUMEP), Nancy Duxbury (CCArq), Maria José Carvalho (Biblioteca Norte|Sul), Rita Alcaire (Investigadora Júnior), Francisco Freitas (Investigador Júnior),  Daniel Neves (Investigador em Pós-Doutoramento), Paula Sequeiros (POSTRADE),  Patrícia Taborda Silva (NHUMEP),  Joaquim Veríssimo (CES), Inês Lima (Biblioteca Norte|Sul); 

O quê?
Partilha de técnicas de pesquisa e de gestão de informação, escrita académica, conhecimento das práticas do mercado editorial, entre outros.

Quando?
Ano letivo de 2018/2019: outubro de 2018, março, abril de 2019

Como?
Através de sessões práticas organizadas em 2 módulos

Para quem?

  • Participantes internos (i.e. com ligação ao CES) – doutorandos, investigadores juniores, investigadores permanentes e investigadores em pós-doutoramento
  • Funcionários CES
  • Participantes externos

Número de participantes:
25 no módulo 1;
25 no módulo 2;

Taxa de inscrição por módulo:
25€ participantes internos
40€ participantes externos

Línguas:
Português e Inglês*

Convidados/as e Formadores/as:

  • Investigadores/as do CES, cujas publicações têm sido produzidas em diferentes línguas;
  • Bibliotecários/as e cientistas sociais e das humanidades;
  • Formadores/as que partilharão dicas e as suas técnicas preferidas;
  • Representantes das editoras nacionais e internacionais;
  • Participantes internacionais; Investigadores/as internacionais.


NOTA: A língua preferencial será o português contudo, poderá estar sujeita a alteração de acordo com a proveniência linguística dos/as convidados/as.

1.º Módulo
Recursos da Biblioteca Norte|Sul; Citar e Referenciar: Normas e Estilos; Repositórios; Identificação do/a investigador/a

17 de outubro de 2018, 10h00-13h00 | Sala Doutoramento 1, Dep. de Arquitetura da UC
Saúde mental na academia
Orador: Marco Pereira (FPCE-UC/ CINEICC | Psicólogo. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Coimbra)

30 de outubro de 2018,, 2018, 10h00-18h00 | CES-Alta
Catálogos, Bases de dados e Repositórios - Maria José Paiva Fernandes Carvalho

14 de novembro de 2018, 10h00-18h00 | CES-Alta
Gestão bibliográfica, Citar e referenciar, Plágio - Maria José Paiva Fernandes Carvalho

21 de novembro de 2018, 10h00-18h00 | CES-Alta
Publicações periódicas e Fator de impacto - Maria José Paiva Fernandes Carvalho
ORCID: Identificação do/a investigador/a - Joaquim Veríssimo

28 de novembro de 2018, 10h00-18h00 | CES-Alta
Gestão de informação bibliográfica: Zotero e Mendeley - Francisco Freitas

Inscrição
25€ Doutorandos/as e Comunidade CES
40€ Público em Geral

Mais Informações e Inscrição
1.º Módulo (Sessões Suplementares)
Recursos da Biblioteca Norte|Sul; Citar e Referenciar: Normas e Estilos; Repositórios; Identificação do/a investigador/a

6 de fevereiro de 2019 | 10h00-17h30 | CES-Alta, sala 2
BNS/SIBUC: Catálogos, bases de dados e repositórios - Maria José P. F. Carvalho

13 de fevereiro de 2019 | 10h00-17h30 | CES-Alta, sala 2
Normas e estilos de citação, e gestão de referências bibliográficas - Maria José P. F. Carvalho

20 de fevereiro de 2019 | CES-Alta, sala 2
10h00-13h00 | Zotero: gestão de conteúdos bibliográficosFrancisco Freitas
14h30-17h30 | Mendeley: gestão de conteúdos bibliográficosFrancisco Freitas

27 de fevereiro de 2019 | CES-Alta, sala 2
10h00-13h00 | Fatores de impacto e relevância das publicações periódicas - Maria José P. F. Carvalho
14h30-16h30 | Plataformas de Identificação do/a investigador/a: ORCID; ResearcherID; AuthorID - Joaquim Veríssimo

Inscrição
25€  Comunidade CES e Comunidade UC
40€ Público em Geral

Inscrições abertas > 18 de janeiro a 4 de fevereiro

Mais Informações e Inscrição
2.º Módulo
Escrita Científica: da frustração à construção

13 de março de 2019, CES-Alta, sala 2
Escrita científica

10h00-12h30 - Acesso Aberto, por Ana Eva Migueis (Coordenadora do SIBUC)
Dicas para a escrita científica: Encontros com autores
14h30-17h00 - Escrita e organização de uma tese científica, por Daniel Neves da Costa (Investigador em pós-doutoramento CES)

19 de março de 2019, CES-Alta, sala 2
Português académico: identidade do/a investigador/a e os variados discursos académicos 
10h00-17h00 - Oficina de escrita académica - Língua portuguesa, por Joana Vieira Santos (Investigadora e Professora, FLUC/CELGA)

26 de março de 2019, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Sala Luís de Albuquerque
Editoras internacionais: Peter Lang
10h00-13h00 - Da tese ao livro: como publicar com (c)alma, por Claúdia Pazos Alonso
14h30-17h00 - Publicar e Prosperar, por Claúdia Pazos Alonso

27 de março de 2019, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Sala Luís de Albuquerque
Ciências Sociais e Humanas e as diferentes abordagens na organização da produção científica
10h00-11h15 - A tese: da conceção à concretização, por Sandra Carvalho (Investigadora CES)
11h30-13h00 - Potencialidades e desafios das metodologias visuais, por Rita Campos (Investigadora CES)
14h30-17h00 - Práticas diversas de preparação de doutorandos para o mundo da academia internacional, por Patrícia Silva (Investigadora CES)

4 de abril de 2019, , CES-Alta, sala 2
Inglês académico: Organizar a produção de textos
10h00-17h00 - Academic English/Academic Portuguese. Translate/ rephrase/ revise, por Kate Torkington 
 

Inscrições: 6 a 12 de março | N.º máximo de participantes: 25  | Valor: 25
 

Mais Informações e Inscrição
Oficina
«Desafio: Senta-te e Escreve»

8 de maio de 2019, 10h00-13h00, CES | Alta, sala 2
Oficina Publicar sem Perecer
«Desafio: Senta-te e Escreve»

15 de maio de 2019, 14h30-17h00, CES | Alta, sala 2
Oficina Publicar sem Perecer
«Desafio: Senta-te e Escreve»


Inscrições gratuitas, mas obrigatórias
 

Mais Informações e Inscrição
Dúvidas ou Sugestões

Partilhem as vossas dúvidas ou sugestões aqui: survive_stampede@ces.uc.pt
As ideias recolhidas nas caixas virtuais e físicas ajudar-nos-ão a orientar as sessões práticas mais de acordo com os vossos interesses.