Home  Contacts  CES 
 

2008

Desde 2008: Participação na rede activista IANSA (International Action Network on Small Arms), a primeira rede a nível mundial dedicada dedicada as articulações entre género, direitos das mulheres, armas ligeiras e violência armada, na qual integra a Rede de Mulheres da IANSA.

Desde 2008: Participação no processo das Nações Unidas para Prevenir, Combater e Erradicar o Comércio Ilícito de Armas Ligeiras e de Pequeno Calibre (Reuniões Bianuais de 2005, 2006 e 2008), em especial na defesa do cruzamento da agenda da comunidade de controlo de armas com a agenda feminista.

Desde 2008: Participação nas Audições Públicas de avaliação do regime jurídico português sobre Armas e Munições, organizadas pela Comissão Nacional Justiça e Paz.

30 e 31 Outubro de 2008: Organização do seminário internacional e Armas ligeiras: um retrato português, CES, Universidade de Coimbra.

2008-2009: Participação na rede de investigação fomentada pela COST Action A25 on “European Small Arms and the Perpetuation of Violence” (2003-2008).
2008-2009: Participação nas consultas públicas sobre a elaboração do Plano Nacional de Acção de implementação da Resolução 1325/2000 do Conselho de Segurança da ONU sobre Mulheres, Paz e Segurança (Setembro de 2008; Julho de 2009).
Ver texto opinião sobre aprovação

 

2009

30 de Março a 3 de Abril: Tatiana Moura e Rita Santos (OGIVA/CES) apresentaram, em parceria com Sarah Masters (IANSA) e Daniel Luz (Viva Rio), a comunicação "Masculinities and firearms" no seminário internacional "Engaging men and boys for gender equality", organizado pelo Instituto Promundo, Rio de Janeiro, Brasil.

2 de Abril: Exibição da curta-metragem "Uma Mãe como Eu" (2008), de Luís Carlos Nascimento, uma parceria CES/Cinema Nosso/Instituto Marquês Valle Flor, premiado no 19º Festival de Curtas-Metragens de São Paulo. 

De Junho a Setembro de 2009: Participação na campanha internacional da Rede de Mulheres da IANSA sobre violência doméstica armada, recolhendo informação sobre a realidade portuguesa através da realização de entrevistas com especialistas na área da segurança pública, saúde e ONG de apoio a vítimas, e da realização de questionários de percepções sobre armas de fogo e violência doméstica em centros de acolhimento de vítimas.
9 a 11 de Setembro: Organização do curso de verão “O Sexo das Violências”, Centro de Estudos Sociais, Coimbra.
12 de Setembro: Organização da exposição fotográfica "À Vista Desarmada: Violência e Armas Ligeiras em Portugal", de Hélio Gomes, que documenta parte do trabalho de campo realizado no âmbito do projecto “Violência e Armas Ligeiras: um retrato português”.
Novembro de 2009: Tatiana Moura coordenou o curso intensivo de formação “Novísimas guerras: espirales e identidades de la violencia armada”, no âmbito do Programa de Estudios Abiertos, da Universidad de Salamanca (Espanha).
26 e 27 de Novembro: Participação no 8º Seminario Internacional de Violencia Familiar en el D.F. "Desarmando la Violencia Familiar y de Género: por una Cultura de Paz", Instituto de Investigaciones Antropológicas, UNAM, México, organizado pela Dirección de Atención y Prevención de la Violencia Familiar D. F., Secretaria de Direitos Humanos.
 

2010

19 de Fevereiro: Organização do seminário “Estudos sobre Masculinidades e Violência de Género em El Salvador”, Centro de Estudos Sociais, Coimbra.
24 de Maio : Organização do seminário “Silêncios das armas de fogo. Mulheres e violência armada em Portugal, Moçambique e no Brasil”, em conjunto com a ONG Acção para a Justiça e Paz (AJP), por ocasião do Dia Internacional das Mulheres pela Paz e pelo Desarmamento.
Agosto de 2010: Participação na elaboração do estudo de caso sobre o Plano de Acção Nacional sobre a Implementação da Resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança das Nações Unidas, organizada pela UN-INSTRAW, UN Women.
Ler mais