Nos media

Notícias na imprensa

Notícias sobre o projecto  |  Imprensa nacional  |  Imprensa estrangeira

Notícias sobre o projecto

Africa 21, 30 Novembro 2011, Pouco conhecimento de África pelos alunos portugueses por João Carlos (nº 58, pags 84-86)

Deustche Welle, 15 Setembro 2011, Entrevista à Rádio alemã DW (Deustche Welle - Língua Portuguesa)

Sapo.pt (online), 24 de Abril 2011, Manuais não contam a história de África, por Alice Barcellos

Público (Jornal nacional), 27 de Março 2011, Manuais de História ainda contam o mundo à moda do Estado Novo, por Clara Viana

UCV (Televisão Universitária), 23 de Março 2011, Um olhar europeu sobre África, por Karine Paniza

Imprensa nacional

Colonialismo, Guerras coloniais ou de libertação | Imaginários África/Europa | Diversidade Cultural em Portugal | Multiculturalismo/ Interculturalidade | Ensino da História | Racismo, Discriminação e Igualdade | Emigração/Imigarção - Políticas de Integração e Imigração | Cooperação, Desenvolvimento e Noções Humanitárias

Colonialismo, Guerras coloniais ou de libertação

03/2010: " Segredos do Ultramar: entrevista a José Mattoso " por José Castanheira- Actual.

11/2009: " Santos Silva sublinha importância de “pôr no terreno” reformas da Defesa"  por Nuno Santos - Lusa.

10/2009: " Genes da África subsariana na linhagem genética portuguesa" por Hélder Robalo - Diário de Notícias.

05/2005: " Dia de África,30 anos depois " - A Capital.

" A memória dos descobrimentos, da expansão e do império colonial  " por Diogo Ramada Curto - Le Monde Diplomatique.

" As marcas de Portugal ensaio sobre esquecimento " por Miguel Jerónimo - Le Monde Diplomatique.

Imaginários África/Europa

03/2010: " 500 vítimas de religiosa " por Pedro Correia - Diário de Notícias.

02/2010: " Jacob Zuma reconhece filho da amante " - Diário de Notícias.

01/2010: " Nova constituição angolana reforça poderes do presidente " por Luís Naves - Diário de Notícias.

01/2010: " Presidente do Malawi é o novo líder da União Africana " -Diário de Notícias.

01/2010: " Mulheres morrem aos "milhares durante a gravidez e o parto "  por Lusa - Diário de Notícias.

10/2009: " Detido um dos principais autores do genocídio ruandês " por João Manuel Rocha - Público.

10/2009: " Tons de África inspiram Tm Collection" por Catarina Vasques Rito - Diário de Notícias.

10/2009: " Doenças infecciosas "condenam" os países pobres " - Diário as Beiras.

Diversidade Cultural em Portugal

03/2010: " Sarau de Raízes Africanas " - Diário de Coimbra.

Multiculturalismo/ Interculturalidade

01/2010: " Sabores Portugueses com um toque Africano " por Rossette Marques -Diário de Coimbra.

Ensino da História

01/2010: " Em Portugal o Excesso de Iluminismo Produziu muitas vezes o 0bscurantismo " por José Manuel Fernandes - Ípsilon.

Racismo, Discriminação e Igualdade

02/2010: " Negada a cidadania a um homem que força a mulher a usar véu" por Patrícia Viegas - Diário de Notícias.

01/2010: " Final de mundial de Rugby 1995 foi o dia mais feliz da África do Sul " por António Sampaio - Diário de Notícias.

01/2010: " Eterno "Africaner " por Eugene Terre'Blanche - Courrier Internacional.

Emigração/Imigração - Políticas de Integração e Imigração

12/2009: " Governo admite vir a alargar direitos de participação política dos imigrantes " - Público.

10/2009: " Portugal é o mais "generoso" em políticas de integração "  por Clara Viana -  Público.

10/2009: " Imigrantes devem denunciar violações " por Rosário Farmhouse - Público.

10/2009: " Curso de Língua Portuguesa para imigrantes arranca em novembro " por José Carlos Silva - Diário de Coimbra.

Cooperação, Desenvolvimento e Noções Humanitárias

03/2010: " Portugal em Moçambique com uma nova ambição " - Diário de Coimbra.

03/2010: " Raízes africanas em homenagem à Cáritas " por Lídia Pereira - Diário as Beiras.

01/2010: " Projecto Viva angaria fundos para a Guiné-Bissau " - Diário as Beiras.

01/2010: " Portugal vai emprestar até 140 milhões à Angola " - Diário de Notícias.

11/2009: " Portugal apoia educação na Guiné-Bissau " - Diário de Coimbra.

Imprensa estrangeira

16/2010: Texas schools board rewrites US history with lessons promoting God and guns por Chris McGreal -  The Guardian.

03/2010: "A racism outside of language: Israel's apartheid" por Saree Makdisi - Pambazuka News.

03/2010: "Backstory: How The Texas Textbook Revision Came To Be" por Jeremy Binckes- The Huffington Post News.

03/2010: "The Crazy Imaginings of the Texas Board of Education por Geoffrey R. Stone -The Huffington Post News.

02/2010: "How Christians Were the Founders?" por Russel Shorto - The New York Times

03/2009: "France's Rendezvous with History"- BBC News.

04/2008: "London, slavery and abolition" por Hakin Adi - BBC.

05/2003: "Vikings? Such Friendly folk say text books" por Amelia Hill - The Observer.

Sobre o CES  Contactos  Eventos  Investigadores  Núcleos  Observatórios  Projectos  Formação avançada  Biblioteca  Publicações  Opinião  Oportunidades Extensão myces

Centro de Excelência - Processo de Avaliação de Unidades de Investigação do Ministério da Ciência e da Tecnologia, 2005