Português English
Langa, Aurélio Valente (2011) (PT)

Autobiografia do autor: de mãe de origem tsonga e pai de origem chope, foi um promotor de atividades tradicionais de produção agropecuária. É natural de Mandlazaki, tal como Eduardo Mondlane. Familiarizou-se com as práticas agrícolas e pecuárias típicas na província de Gaza, tal como as crianças da sua idade; relata todo o processo do seu crescimento e da sua integração nas atividades da sociedade. Frequentou a Escola da Missão de Nossa Senhora de Fátima de Mandlazaki. Mudou-se para a cidade de Maputo/Lourenço Marques, onde passou por grandes dificuldades; trabalhou e conseguiu estudar à noite, até ao 4º ano do liceu – participou no Núcleo de Estudantes do Secundário Africanos de Moçambique e no Centro Associativo dos Negros da Colónia de Moçambique. Integrou a FRELIMO na zona sul de Moçambique e durante a sua prisão conseguiu entrevistar e conhecer as experiências dos outros presos, dos milhares que foram perseguidos e torturados pela PIDE.