Histórico
2009
- 12-13 de Dezembro, 2009: Luísa Sales apresentou o projecto "Os Filhos da Guerra Colonial: pós-memória e representações" no Congresso "Stress pos-traumático em ex-combatentes", na Covilhã.
- Novembro, 2009: António Sousa Ribeiro apresentou "Zeit, die stillsteht: Postgedächtnis und Trauma unter Kindern von Kriegsteilnehmern" ["Tempo suspenso: pós-memória e trauma nos filhos de ex-combatentes"], no Congresso Phänomen Zeit. Dimensionen und Strukturen in Kultur und Wissenschaft, Universidade de Graz, Áustria.
- 19 de Outubro, 2009: Apresentação do projecto a estudantes do 1º ano da licenciatura em Estudos Culturais da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no CES.
- 8 de Outubro, 2009: Apresentação do projecto a estudantes do 1º ano da licenciatura em Sociologia, no âmbito das actividades de recepção aos novos estudantes do Núcleo de Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no CES.
- 15-16 de Setembro, 2009: Apresentação do projecto no Colóquio sob o tema Memória, História e Justiça, organizado pelo CES em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, o CES–América Latina e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (Brasil).
- 16 de Junho, 2009: Luísa Sales apresentou a comunicação "Stress Pós-traumático – o outro lado da Guerra", no Ciclo de Seminários “O Outro Lado da Guerra”, organizado pelo Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
- 4-5 de Junho, 2009: Apresentação do projecto “Os Filhos da Guerra Colonial: pós-memória e representações” no Seminário Internacional Las ciencias sociales y el derecho ante la violencia social. Memoria, identidad y quiebras de lo cotidiano, Instituto Internacional de Sociología Jurídica, Oñate, Espanha.
- 15 de Maio, 2009: Luísa Sales participou no meeting de encerramento do Projecto TENTS, em Bruxelas, onde apresentou os resultados das actividades realizadas em Portugal no âmbito do projecto.
- 7-9 de Maio, 2009: organização pela equipa de investigação de uma mesa redonda sob o título “Memories at War: intergenerational perspectives”, na II CECC Conference on Culture and Conflict, the (In)Visibility of War in Literature and the Media, Universidade Católica, Lisboa (com a participação de António Sousa Ribeiro, Margarida Calafate Ribeiro, Roberto Vecchi e Rui Mota Cardoso).
- 30 de Abril, 2009: “Riscos de Trauma: dilemas e respostas”. Este evento tem como principal objectivo a apresentação das orientações europeias de resposta ao trauma, resultado do projecto TENTS.
- 20-21 de Abril, 2009: participação na mesa "História, Esquecimento e Processos Políticos", no Seminário Luso-Brasileiro sobre Repressão e Memória Política, uma organização conjunta do Centro de Estudos Sociais e Comissão de Amnistia do Ministério da Justiça da República Federativa do Brasil.
- 2 de Abril, 2009: Celebração do Protocolo de colaboração entre o Ministério da Defesa Nacional e o Centro de Estudos Sociais no âmbito deste Projecto, com a presença de S. Ex. o Ministro da Defesa Nacional e do Director do CES, Boaventura Sousa Santos. Cerimónia realizada no Ministério da Defesa Nacional, em Lisboa.
- 30 de Março, 2009: Conferência Internacional "Poesia da Guerra Colonial: uma ontologia do 'eu' estilhaçado", CES, 10h-18h.
2008
- 17 a 19 de Novembro, 2008: Roberto Vecchi proferiu a conferência plenária “Histórias de nomes, memórias sem nome. Citação e estado de excepção nas actualizações da memória pública”, no Colóquio Act 20 - Filologia, Memória e Esquecimento, organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 17 a 19 de Novembro.
- 11 a 13 de Novembro, 2008: Margarida Calafate Ribeiro apresentou a comunicação "Vozes Femininas de uma Guerra: uma outra memória da Guerra Colonial", no II Seminário Internacional Literatura, Guerra e Paz: Discursos da Memória, Universidade Politécnica de Moçambique, Maputo.
- 19 de Setembro, 2008: António Sousa Ribeiro apresentou a comunicação “Cultura, representação e o espaço da violência na Modernidade”, no Seminário Internacional Representações da Violência, organizado pelo Centro de Estudos Sociais, no âmbito do projecto de investigação “Representação da Violência e a Violência da Representação”, que coordenou.
- 19 de Setembro, 2008: Roberto Vecchi proferiu a conferência de encerramento “Espaço e Violência no Tempo de Abandono” do Seminário Internacional Representações da Violência, um evento organizado pelo Centro de Estudos Sociais, no âmbito do projecto de investigação “Representação da Violência e a Violência da Representação”.
- 3-7 de Setembro, 2008: Luísa Sales e Aida Dias apresentaram o poster “Mental Health Legacies of War: Literature Review in Children of Combatants”, no Congresso Internacional Imaging war: Intergenerational Perpectives, Suécia – Vadstena, organizada pela European Science Foundation.
- 26 a 29 de Agosto, 2008: Margarida Calafate Ribeiro apresentou a comunicação "Vozes Femininas de uma Guerra: uma outra memória da Guerra Colonial", no Congresso Fazendo Género 8, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
- 6 de Junho, 2008: Margarida Calafate Ribeiro apresentou a comunicação "África no Feminino: as mulheres portuguesas e a Guerra Colonial", no colóquio O lado feminino da Guerra do Ultramar, realizado no âmbito das comemorações do 10 de Junho, organizado pelo Museu da Cidade, em Aveiro;
- 17 de Maio, 2008: Luísa Sales e Aida Dias apresentaram a comunicação “The European Network for Traumatic Stress Project and the Portuguese Reality” no Workshop The psycho-social intervention in maxi-emergency situations: Comparing European realities, Itália – Roma, no âmbito do projecto IPPHEC: Improve the Preparedness for Psychosocial Help in Events of Crisis, em que participam como parceiros portugueses.
-12-14 Maio, 2008: António Sousa Ribeiro apresentou a comunicação “Reverses of Modernity: post-colonialism and post-holocaust”, no Colóquio Internacional Europe in Black and White, uma organização do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
- 29 de Janeiro, 2008: Margarida Calafate Ribeiro apresentou a Comunicação "Vozes Femininas de uma Guerra: uma outra memória da Guerra Colonial Portuguesa" no Seminário da Hora do Almoço, ICS, Lisboa.
- 25 de Janeiro, 2008: Luísa Sales organizou e coordenou com José Manuel Mendes e F. Orengo Garcia o workshop exploratório do projecto TENTS: The European Network for Traumatic Stress, em Coimbra.
2007
- 14-16 de Novembro, 2007: Luísa Sales apresentou o livro “Psiquiatria de Catástrofe e Intervenção em Crise” (Almedina, 2007) no Congresso Nacional de Psiquiatria, Lisboa.
- 5 de Novembro, 2007: Luísa Sales coordenou o workshop sobre “Estratégias Terapêuticas no Stress Pós Traumático” e Aida Dias apresentou o tema “PTSD em ex-combatentes: terapia versus peritagem médico-legal”, no Simpósio Comemorativo dos Cinco Anos da Rede Nacional de Apoio aos Militares e Ex-militares com sequelas psicológicas adquiridas no Serviço Militar, Academia Militar, Lisboa, organizada pelo Ministério da Defesa Nacional.
- 5-7 de Novembro, 2007: Margarida Calafate Ribeiro apresentou a comunicação "Literatura, Testemunho e Memória da Guerra Colonial Portuguesa", no I Seminário Literatura, Guerra e Paz: discursos da memória, Universidade de São Paulo.
- 24-28 de Outubro, 2007: Aida Dias participou num workshop sobre prevenção de stress pós-traumático em situações de crise no âmbito do projecto europeu EUTOPA, em Colónia, Alemanha.
- 15-17 de Março, 2007: Margarida Calafate Ribeiro apresentou a comunicação “Au-delà des fantômes de l’Empire: litterature, témoin et mémoire de la Guerre Coloniale” na conferência Vivre la guerre, penser la guerre, écrire la guerre. Poétique de la mise en fiction d’une expérience de guerre: la littérature post-coloniale de langue portugaise, Université Lumière-Lyon 2 e Université de Lille 3.
- 2 de Junho, 2006: Margarida Calafate Ribeiro apresentou a comunicação “Percursos Africanos Femininos: presença das mulheres portuguesas na Guerra Colonial”, no colóquio A Guerra Colonial (1961-1974), Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho.
Participação noutros projectos
Luísa Sales e Aida Dias participam no projecto europeu IPPHEC: Improve the Preparedness for Psychosocial Help in Events of Crisis, financiado pela Agência Executiva de Saúde Pública DG SANCO (Direcção Geral de Saúde e Defesa do Consumidor), da União Europeia.
O projecto pretende avaliar e melhorar o apoio psicossocial prestado pelos serviços hospitalares a vítimas de situações de catástrofe.
Margarida Calafate Ribeiro (Inv. Coordenadora) e Roberto Vecchi desenvolvem actualmente o projecto de investigação “Poesia da Guerra Colonial: antologia do ‘eu’ despedaçado”, que tem por objectivo fazer um levantamento exaustivo do registo estético em poesia da experiência de Portugal da Guerra Colonial. Esta poesia, de autores directa ou indirectamente envolvidos na guerra, e elaborada, ou no momento da vivência do evento bélico, ou em seguida, enquanto espaço de memória e de elaboração pós-traumática, carece de atenção, sistematização e reflexão. Financiamento da FCT.
António Sousa Ribeiro coordenou o projecto de investigação “A Representação da Violência e a Violência da Representação”, concluído em Setembro de 2008. O projecto, na área dos estudos literários e culturais, visou explorar a questão de saber como a violência afecta a própria ordem da representação, e de que forma as novas linguagens e os novos protocolos discursivos influenciam por sua vez as práticas, nomeadamente pelos efeitos de legitimação que inevitavelmente produzem. Financiamento da FCT.
José Manuel Pureza coordena actualmente os projectos de investigação "A cooperação portuguesa e o reforço da segurança humana em estados institucionalmente frágeis (Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe)" (financiado pelo IPAD), "Trajectórias de disseminação e contenção da violência: um estudo comparativo entre Bissau e Praia" (financiado pela FCT) e "Violência e armas ligeiras: um retrato português" (financiado pela FCT) no âmbito do Núcleo de Estudos para a Paz.
Redes de Investigação:
Enquanto director da Revista Crítica de Ciências Sociais, António Sousa Ribeiro pertenceu à Eurozine, uma e-zine cultural multilingue, que reune e promove mais de cem revistas culturais de toda a Europa.