infoTRAUMA #6 versão online versão pdf

Editorial

A pandemia COVID 19 que desde o início de março estamos a viver tem todas as condições para despoletar TRAUMA. Trauma nos indivíduos, trauma nas sociedades.

Embora não consigamos antecipar a dimensão total das suas consequências, constatamos desde já que a rutura abrupta dos padrões de vida anteriores, a ameaça eminente de risco de vida de cada um de nós ou de quem nos é querido, os múltiplos desconhecimentos que nos cercam (desde a evolução do vírus à duração da crise, dos melhores métodos preventivos às intervenções terapêuticas eficazes...) e, sobretudo, as incertezas generalizadas sobre o futuro, em todos os seus cambiantes, alicerçam consistentemente a definição de Trauma pós crise, desastre ou catástrofe.

Sabemos que a intervenção na crise, imediata e competente, é uma clássica forma de prevenir, de atenuar o adoecer traumático. Mas neste contexto de pandemia, a realidade da intervenção na crise é claramente distinta e os mecanismos que habitualmente usamos revelam-se menos adequados – é que o drama é simultâneo e generalizado a todo o contexto mundial e não se vislumbram as perspetivas securizantes de limites temporais, geográficos, etários ou socio-económicos, nem antevemos os processos de reconstrução do futuro.

Parece, pois, importante, no contexto traumático que atravessamos agora, focarmo-nos nas estratégias que possam, de algum modo, fortalecer as capacidades de respostas resilientes.

Como estimular as capacidades individuais e coletivas de adaptação, de confiança, de suporte, de esperança? Como transformar as experiências sofridas em armas de resiliência individual, em contributos para ações coletivas de construção de um futuro mais solidário, mais saudável, mais integrativo?

Nesta infoTRAUMA, em plena época COVID-19 partilhamos opiniões, pontos de vista, formas de intervenção e testemunhos de quem vive(u) efeitos secundários da pandemia – propostas ativas de resiliência.

De forma cada vez mais evidente, a partilha de conhecimento e de informação segura é (também) uma estratégia necessária para minimizar os impactos negativos do período que vivemos.

O Centro de Trauma, através da sua página, do seu facebook, das suas newsletters e outras formas de comunicação e partilha que possam ser sugeridas, está particularmente aberto a acolher, divulgar e discutir as opiniões, pontos de vista, saberes e experiências de todos os que se interessam pelas questões inerentes à Psicotraumatologia e às suas formas de intervenção, no momento atual.

Todos temos consciência que iniciámos a travessia de um período difícil e ameaçador. O propósito será sairmos mais resilientes, mais criativos, mais solidários, assumindo que todos somos parte da solução.

Luísa Sales | Coimbra, 27 de julho de 2020

Coordenadora do Centro de Trauma do CES/UC

Aconteceu

DOSSIER COVID-19
informação

O Centro de Trauma propôs-se a compliar e a disponibilizar artigos e publicações úteis para a discussão, debate e disseminação de conhecimento capaz de previnir o trauma psicológico numa situação tão singular.





LINHA APOIO COVID-19
linha de suporte

O Centro de Trauma disponibiliza uma linha gratuita de apoio psicossocial, assente na disponilidade de um grupo de psicotraumatologistas, integrantes da Bolsa de Terapeutas do CT.








presença media e meios comunicação do ct

O Centro de Trauma aceitou estar presente nos órgãos de comunicação social e reforçou os seus meios de informação: site e facebook - para a difusão de conhecimento útil sobre a pandemia.










INICIATIVA

Mind the Gap

O CT associou-se à campanha internacional Mind the Gap (Human Rights in Mental Health-FGIP), contra o uso da expressão "distanciamento social". Este conceito deverá ser substituído por "distanciamneto físico".


colaboração
ESTSS
Ao longo dos últimos meses a equipa do Centro de Trauma reforcou a sua colaboração com a ESTSS - Sociedade Europeia para o estudo do Stress Traumático.








DISPONÍVEL ONLINE
Psiquiatria de Catástrofe
Livro Psiquiatria de Catástrofe e Intervenção na Crise disponibilizado online, com o consentimento da editora Almedina.

INCÊNDIOS

Partilhamos recomendações para técnicos que actuam em cenários de crise, desastre ou catástrofe e relembramos o apoio a toda a comunidade, através da nossa Bolsa de Terapeutas - traumasos@ces.uc.pt e 926 562 085.







bruno brito
homenagem
"... em todas as idades se morre; os que morrem jovens são amados pelos deuses".

Vai Acontecer

covid-19: sTRESS, ADAPTAÇÃO E TRAUMA
inquérito online
O Centro de Trauma é co-autor de um estudo longitudinal da ESTSS, com vista a avaliar fatores de stress, fatores de adaptação e despoletates de trauma, em torno da pandemia de Covid-19.



cONFERÊNCIA MEDIA AND TRAUMA
adiamento
O Centro de Trauma decidiu adiar a conferência Media and Trauma com data marcada de 24 a 26 de setembro de 2020. Esperemos que, em breve, nos seja possível recuperar esta discussão internacional, numa altura em que o tema nunca foi ão premente.



Parceiros



Neste espaço, convidamos os nossos parceiros a divulgar as suas atividades, relacionadas com a temática do trauma psicológico.




Pontos de Vista


Nesta edição da newsletter, voltada para a pandemia da Covid-19, procurámos perceber como o vírus afetou diversas dimensões das nossas vidas: de que forma uma instituição científica, como é a ESTSS, estimulou e partilhou a informação sobre o tema (Joana Proença Becker); como é trabalhar em jornalismo durante a pandemia (Simão Freitas); a adaptação do calendário de atividades, das instituições ao mundo digital (Guida Manuel); como se vive a experiência de ficar sem emprego, como consequência da pandemia (Camila Borges); como foi experienciar as semanas de confinamento com filhos (Aida Dias); e como se faz o luto numa altura de distanciamento físico imposto pelo vírus (José Carlos Rocha).

Para além dos textos acima citados, nesta edição contamos com duas reflexões sobre as consequências e desafios que o vírus nos trará: num plano mais geral (João Veloso) e, particularmente, no caso brasileiro (Fulvio Cesar Garcia Severino).


Publicações


Propomos neste espaço a consulta de alguns artigos científicos/livros recentes sobre a especialidade (Top4Trauma) e destacamos notícias, reportagens e vídeos sobre a temática do trauma psicológico na secção “Trauma e Media”.

Top4 Trauma



Artigos

1. Lotzin, A.; Aakvaag, N.;Acquarini, E., Adjukovic, D.; Ardino, V.; Böttche, M.; Bondjers, K.; Brasgejö, M.; Dragan, M.; Braga, M.; Gelezelyte, O.; Grajewski, P.; Javakhishvili, J.; Kazlauskas, E.; Knefel, M.; Lueger-Schuster, B.; Makhashvili, N.; Mooren, T.; Sales, L.; Stevanovic, A.; Schafër, I. (2020), Stressors, coping and symptoms of adjustment disorder in the course of COVID-19 pandemic – Study protocol of the European Society for Traumatic Stress Studies (ESTSS) pan-European study, in European Journal of Psychotraumatology.

2. Sales, L. (2020), O trauma psicológico depois das crises, desastres e catástrofe, in Quartilho, M. J. (org.), Psiquiatra Social e Cultural. Coimbra: Imprensa Universidade de Coimbra.

3. Becker, J.P.; Paixão, R.; Quartilho, M.J. (2020), A Relational Model for Stress: A Systematic Review of the Risk and Protective Factors for Stress-Related Diseases in Firefighters, in Psych 2(1): 74-84.

4. Javakhishvili, J., Ardino, V., Bragesjö, M., Gorniak, G., Kazlauskas,E., Schäfer, I., Schäflein, E., Williamson, V. (2020), ESTSS Recommendations on Mental Health and Psychosocial Care During Pandemics – disponível em: https://estss.org/estss-recommendations-on-mental-health-and-psychosocial-care-during-pandemics


LIVROS

1. Reis, J. (org.) (2020) Palavras para lá da Pandemia: Cem Lados de uma Crise. CES - disponível em: https://ces.uc.pt/publicacoes/palavras-pandemia/?lang=1&id=30239

2. Quartilho, M. J. (org.) (2020), Psiquiatra Social e Cultural. Coimbra: Imprensa Universidade de Coimbra.

3. Strecht. P. (2020). COVID-19: Uma Lição de Esperança no Futuro: Análise Psicossocial da Pandemia. Lisboa: Manufactura.

4. Ippen, C.; Brymer, M. (2020) Trinka e João no combate ao grande Vírus: Trinka, João e a comunidade trabalham juntos. Versão portuguesa - disponível em: https://piploproductions.com/wpcontent/uploads/2020/06/TrinkaeJoao_story_portuguese_compressed.pdf



Trauma e Media


reflexões

1. Um dia esta dor vai nos ser útil (José Tolentino Mendonça, cardeal e teólogo, 11 de julho de 2020) - disponível em: https://expresso.pt/opiniao/2020-07-11-Um-dia-esta-dor-vai-nos-ser-util

2. Pedro Lima (Margarida Figueiredo-Braga, investigadora do CT, 3 de julho de 2020) – disponível em: https://www.facebook.com/notes/centro-de-trauma/pedro-lima/3029212370529987/

3. Quando o 17 se impôs às nossas vidas … (Ana Araújo, colaboradora do CT, 19 de junho de 2020) – disponível em: https://www.facebook.com/notes/centro-de-trauma/quando-o-17-se-imp%C3%B4s-%C3%A0s-nossas-vidas/2992840044167220/

4. Como interpretar o filme “Joker”? Um olhar sobre as diferentes perspetivas: A Antropologia e o Trauma (Joana Proença Becker, investigadora do CT, 06 de maio de 2020) – disponível em: https://www.facebook.com/watch/?v=245982729820585

5. Um recado (um pouco de humor ajuda a combater o stress) - disponível em: https://www.facebook.com/MidiaNINJA/videos/vb.164188247072662/1006963223038769/?type=2&theater


reportagens

1. This Is Not a Normal Mental-Health Disaster | The Atlantic | 7 jul, 2020 – O trabalho de Jacob Stern sobre os efeitos da pandemia na saúde mental dos norte-americanos – disponível em: www.theatlantic.com/health/archive/2020/07/coronavirus-special-mental-health-disaster/613510/?fbclid=IwAR2nycpcEjAAhLP8DQII_1SnGfvSc_i9svHPK9EOtmg741UDfzpoQQM_02c

2. O grande risco de trauma não foi o período de confinamento, é agora | Região de Leiria | 26 jun, 2020 – Entrevista a Luísa Sales, coordenadora do CT-CES/UC, sobre os riscos, para a saúde mental, da pandemia - disponível em: www.regiaodeleiria.pt/2020/06/luisa-sales-o-grande-risco-de-trauma-nao-foi-o-periodo-de-confinamento-e-agora/?fbclid=IwAR2RWPZi3wX8Pznd-6LCghuqB3DDfN9HDLrhn9KBvX2rL2LC51_qaMGkjXU

3. Há um sentimento de “perda” pelo que não aconteceu, mas jovens têm capacidade para surpreender | Jornal Público | 8 abr, 2020 – Declarações de João Veloso, investigador do CT, de como a pandemia pode ser um evento traumático para os adolescentes – disponível em: www.publico.pt/2020/04/08/sociedade/noticia/ha-sentimento-perda-nao-aconteceu-jovens-capacidade-surpreender-1911038

Morada:

Centro de Trauma | Centro de Estudos Sociais (CES)

Colégio da Graça | Rua da Sofia nº 136-138 | 3000-389 Coimbra, Portugal


Contactos:

Coordenação | Luísa Sales | luisasales@ces.uc.pt

Secretariado | Camila Borges | +351 239 853 646 | centrodetrauma@ces.uc.pt



Copyright © Centro de Trauma | All rights reserved


Se deseja anular a subscrição desta newsletter, por favor, clique aqui.