Sara Araújo

sara@ces.uc.pt

Nota biográfica

Sara Araújo é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e professora auxiliar convidada na Faculdade de Economia da mesma universidade. Doutorou-se em "Direito, Justiça e Cidadania no século XXI", com uma tese sobre pluralismo jurídico e Epistemologias do Sul. Foi cofundadora e cocoordeadora da primeira edição do Programa de Doutoramento em "Sociology of the State, law and justice" e co-coordenou 4 edições da Escola de Verão das Epistemologias do Sul (2016 a 2019). Fez parte da equipa de coordenação do Projeto Alice - Espelhos Estranhos Lições Imprevistas (B. S. Santos ERC Advanced Grant). Pertenceu ao Observatório Permanente da Justiça Portuguesa (2003-2005), mantendo ainda ligações de colaboração, nomeadamente no âmbito de atividades de investigação e formação (UNIFOJ). Integrou a equipa binacional para a reforma da justiça em Moçambique (2003-2004), foi membro da equipa de investigadores/as do Centro de Formação Jurídica e Judiciária de Moçambique (2005-2006) e investigadora associada do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (2008-2010). Participou recentemente na realização de um Estudo Diagnóstico da Justiça em Timor-Leste e foi investigadora do projeto europeu ETHOS - Towards a European THeory Of juStice and fairnes. Foi coorganizadora do livro A dinâmica do pluralismo jurídico em Moçambique (2014) e publicou capítulos e artigos científicos sobre pluralismo jurídico em Moçambique e em Timor-Leste, Epistemologias do Sul e descolonização do Estado e do direito. Produziu relatórios científicos com avaliação de pares e disseminação internacional. Apostou na comunicação para além do público académico, nomeadamente através de meios audiovisuais. Tem experiência de trabalho empírico em contextos urbanos e rurais; em Portugal, Moçambique e Timor-Leste. O seu trabalho científico mais recente envolve uma dimensão comparativa entre estados membros da União Europeia e a Turquia. Organizou um elevado número de eventos científicos e, enquanto parte dos desafios lançados pela proposta das Epistemologias do Sul, desenvolveu múltiplas atividades que combinam ciência, arte e conhecimentos nascido nas lutas sociais (concertos, conferências-concerto, palcos de ecologia de saberes, performances, exposições, oficinas da UPMS, fóruns, tendas Paulo Freire, entre outros). Os seus interesses de investigação incluem o pluralismo jurídico e o Estado, o acesso à justiça, as Epistemologias do Sul e as metodologias não extractivistas. Em 2008, recebeu o prémio Agostinho da Silva, atribuído pela Academia de Ciências de Lisboa.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Araújo, Sara (2021), Constitucionalismo moderno, pluralismo jurídico y desperdicio de experiencia, in Boaventura de Sousa Santos, Sara Araújo, Orlando Aragón Andrade (org.), Descolonizando el constitucionalismo. Más allá de promesas falsas o imposibles. Cidade do México: Akal, 135-159

Livro