Organização / entidade:

Associação Entremundos

Para saber mais (nome, email, telefone/telemóvel):

Ângelo Campota | angelo.campota@projectoremix.com

Local (Concelho, freguesia, cidade, aldeia, bairro):

Lisboa, Bairro do Armador

Breve descrição da experiência / prática/ projecto:

Remix é um projecto de intervenção comunitária, desenvolvido no bairro do Armador, em Lisboa, com o apoio do Programa Parcerias Locais – BIP/ZIP, da Câmara Municipal de Lisboa.

OBJECTIVOS

Objectivo Geral: Capacitar os moradores do Bairro do Armador para a implementação de respostas sustentáveis que aumentem a sua co-responsabilização na gestão dos espaços públicos e na criação de soluções empreendedoras.

Objectivos específicos:
Autonomizar um grupo de moradores com competências empreendedoras que lhes permitam de forma criativa encontrar soluções de auto-emprego e de geração de rendimentos.
Co-responsabilizar 200 moradores locais através da sua mobilização activa para a limpeza e manutenção dos espaços públicos.
Sensibilizar a população residente, através do teatro, para comportamentos mais co-responsáveis no usufruto do espaço público do Bairro do Armador.

ACTIVIDADES

Eco-design: Incubadora de design social que, através da reciclagem de desperdícios, colocará designers conceituados em colaboração com moradores do bairro que detêm competências específicas para a sua montagem.

Eco-serviços: Criação de uma bolsa de serviços, com base nas competências dos moradores do bairro (pequenas reparações ao domicílio, retoucherie, etc.), que respondam às necessidades identificadas no bairro e na cidade de Lisboa.

Eco-brigadas:Organização dos moradores do bairro para a limpeza e manutenção dos espaços públicos. Será criado um sistema de pequenos incentivos que estimularão este serviço à comunidade.

Eco-teatro: Criação de um grupo de teatro comunitário, em parceria com as escolas locais.

 

Impacto e legitimação:

A dinâmica gerada pelo projecto e os resultados alcançados estão para além do previsto inicialmente. O Eco-design é sem dúvida a actividade mais emblemática do projecto. Esta situação decorre não só do facto de ser a mais mediática, mas também a que maior dinâmica gerou no bairro, em função da qualidade dos objectos concebidos, produzidos e comercializados, mas também pelo esforço de divulgação dos mesmos. Pelo conceito e pela qualidade dos objectos de design produzidos, o Remix é actualmente um projecto referenciado a nível nacional e internacional, com 17 postos de venda em todo o país e com encomendas a partir do estrangeiro. Este dinamismo levou a que a Fundação de Serralves atribuísse ao Remix um prémio POPS - Projectos Originais Portugueses. Os Eco-serviços permitem a arrecadação de receitas que funcionam como complemento aos rendimentos auferidos pelos moradores envolvidos no Eco-design. Trata-se de uma frente de intervenção em fase de consolidação mas que pode vir a revelar-se determinante para a sustentabilidade da intervenção em curso.
As pequenas intervenções de requalificação do espaço público realizadas pelas Eco-Brigadas, compostas por moradores do bairro, (recuperação de alguns espaços ajardinados, manutenção da higiene urbana, limpeza da fachada exterior de alguns prédios, etc.), permitiram a criação de uma nova vivência e formas mais convidativas de apropriação dos espaços públicos.
O Eco-teatro conseguiu que jovens abrangidos pela intervenção formassem o Grupo de Teatro Comunitário do Bairro do Armador.

Sustentabilidade da Intervenção:

A sustentabilidade do projecto começa a ser um cenário em fase de consolidação, sobretudo na dimensão do Eco-design dos Eco-serviços. São frentes de actuação complementares e que permitem a geração de recursos necessários à manutenção de postos de trabalho de moradores do bairro.O sucesso do Eco-design e a sua sustentabilidade parecem ancorados em três factores principais:

  • O investimento na qualidade das peças de design e demais produtos apresentados (por exemplo, catálogo). No fundo, há um afastamento dos promotores de uma noção de um certo ‘amadorismo’ nestes projectos de carácter social; todo o processo foi encarado de forma altamente profissional e almejando a excelência dos resultados finais. Este esforço de qualificação (concepção, produção, promoção e venda) contribuiu para a credibilização do projecto, factor essencial também, acredita-se, para o número muito alargado de apoios. Na verdade, como resultado deste investimento na qualidade e na excelência, os promotores da iniciativa conseguiram, acredita-se, criar uma ‘Marca’ com reconhecimento, já hoje, no mercado;
  • O acompanhamento muito próximo dos beneficiários no sentido de, na fase inicial, os ajudar a criar / readquirir rotinas de trabalho, mas evitando uma atitude paternalista. Pelo contrário, e apesar de esse acompanhamento inicial, o objectivo estava já orientado no sentido da sua progressiva co-responsabilização e autonomização;
  • A participação e envolvimento alargado dos beneficiários do projecto (por oposição à sua inclusão apenas no ‘processo produtivo’).

A este nível, achou-se particularmente curioso o facto de, amiudadas vezes, e por sugestão e incentivo do Coordenador do projecto, os beneficiários o terem acompanhado a múltiplos eventos culturais (exposições, concertos), de moda e design, etc.

 

Condições de transferibilidade:

O projecto, sobretudo na dimensão do Eco-Design e Eco-Serviços, tem todas as condições de transferibilidade. Isso está inclusive em curso neste momento, através do alargamento da intervenção a outros bairros da cidade de Lisboa.

Produtos:

  • Produtos do Eco-Design, em processo de comercialização em diferentes locais do país e do estrangeiro.
  • Eco-brigadas.
  • Grupo de Teatro Comunitário.

 

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