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O projeto de investigação ‘Raça’ e África em Portugal: um estudo sobre manuais escolares de história teve como objetivo principal a análise interdisciplinar da (re)produção do eurocentrismo nos manuais de história do 3º Ciclo do Ensino Básico, considerando os seus contextos de produção, disseminação e consumo. A análise incidiu sobre a forma como o eurocentrismo – enquanto paradigma de produção e interpretação do conhecimento – naturaliza a ausência da história de África e invisibiliza o racismo. O projeto decorreu entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2012, e esteve centrado em três momentos: 1) Análise dos manuais escolares e de políticas educativas; 2) Entrevistas com diversos atores; 3) Workshops participativos. De forma a não sobrevalorizar os aspectos interpretativos dos textos, ou a tomar as escolas como operando num vazio social e político, o projeto dialogou com a diversidade de atores envolvidos no processo de produção e circulação dos manuais escolares, designadamente: historiadores, docentes e estudantes universitários, editores, autores, decisores políticos, representantes de associações de pais e organizações sociais, jornalistas, professores e estudantes. Um estudo com alguns objectivos comuns foi conduzido no Brasil, por uma equipa da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, e coordenado por Nilma Lino Gomes.

       

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