Oportunidades e Acessibilidades decorrentes da Integração de Redes, Práticas e Produtos IS. Que parcerias são possíveis?

Moderação : Florindo Ramos.
Florindo Ramos foi animador de redes temáticas na Iniciativa comunitária EQUAL.

Intervenções:

Ana Neves
É responsável pelo portal KMOL, dedicado à gestão de conhecimento e aprendizagem organizacional.
Foi Knowledge Consultant na Headshift (Inglaterra), empresa dedicada à concepção de sistemas informáticos com base em ferramentas sociais (e.g. blogs, wikis, tagging, etc.) para suporte de processos organizacionais (e.g. comunicação, inovação, partilha de conhecimento).
Foi também Knowledge Manager na NHS Modernisation Agency e no NHS Institute for Innovation and Improvement, ambas agências do Ministério da Saúde britânico. Anteriormente tinha sido Cultural Change Manager numa das maiores instituições financeiras britânicas onde liderou um programa de mudança cultural. Trabalhou também como consultora de TI em Portugal e Inglaterra.
Foi presidente do júri do Prêmio Intranet Portal (Brasil) em 2008 e 2010. Em 2009 e 2010 deu aulas de Gestão de Informação e Conhecimento no Mestrado de Inteligência Competitiva da Universidade Fernando Pessoa.

Ana Neves apresentou vários exemplos de iniciativas de cidadania suportadas nas ferramentas Web 2.0 em Portugal e no mundo.

Palavras-chave: Cidadania 2.0

Links:
http://kmol.online.pt/

Apresentação (pdf)

Nuno Frazão
Engenheiro do Ambiente, Mestre em Desenvolvimento, Coordenador da Área da Identificação e COO Região – Alentejo do IES, Sócio da Torke CC, Fundador e CEO da Positive Benefits, Fundador e Director da SUN AID e Administrador da Terra dos Sonhos.

Nuno Frazão contextualizou o projecto “Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social”. As actividades do projeto MIES assentam em três grandes pilares: Identificação e Reconhecimento; Análise de Competitividade; Disseminação e Divulgação.

Palavras-chave: inovação social, competitividade, disseminação

Links:
http://www.mies.pt/index.php/pt/
http://www.ies.org.pt/

Apresentação (ppt)

Carlos Azevedo
Presidente da Direção da ESLIDER PORTUGAL – Rede Nacional de Lideres do Terceiro Sector. Membro da Direção da EUCLID-NETWORK – Rede Europeia de Lideres do Terceiro Sector. Coordenador-geral da UDIPSS-PORTO. Professor no Ensino Superior. Doutorando em Economia.

O objectivo da ESLIDER PORTUGAL é reunir os atores da transformação social em Portugal e garantir-lhes condições para que possam, em conjunto, desenvolver os seus projetos e contribuir para a evolução do Terceiro Sector português. A ESLIDER PORTUGAL assenta a sua identidade e atividade em três eixos fundamentais: criação de um novo modelo de governança para as organizações sociais, promoção do intercâmbio entre pares e contribuição para uma agenda nacional e internacional de Inovação Social.

Palavras-chave: governança, inter-pares, inovação social, transformação social, crise.

Links: http://www.esliderportugal.org/pt/inicio/

Apresentação (ppt)

Redes Colaborativas (ppt)

Deixe um comentário