PTENES
A 2ª Escola de Verão ALICE - Epistemologias do Sul: Boaventura de Sousa Santos em diálogo com ALICE irá decorrer entre 22 e 30 de junho, 2016 na Curia (Portugal). Para informações sobre esta escola clique aqui.

Descrição

 

 


Escola de Verão: “APRENDER COM O SUL: CAMINHANDO PARA TRADUÇÕES INTERCULTURAIS”


A expressão “Epistemologias do Sul” é uma metáfora do sofrimento, da exclusão e do silenciamento de povos e culturas que têm sido objeto da violência capitalista, colonial e patriarcal. Esta metáfora foi construída a partir do reconhecimento de que o colonialismo imprimiu uma dinâmica histórica de dominação política e cultural, submetendo à sua visão etnocêntrica o conhecimento do mundo, o sentido da vida e das práticas sociais, impondo como universais uma ontologia, uma epistemologia, uma ética e um pensamento que serviam os interesses de dominação por parte do Norte global.

Contrastando com o esgotamento intelectual e político do Norte global, o Sul global anti-imperial, na sua imensa diversidade, assume-se hoje como um vasto campo de inovação económica, social, cultural e política.

Esta Escola de Verão, fazendo jus ao mote “aprender com o Sul e a partir do Sul", procura fornecer pistas sobre possibilidades de transformação social, política e institucional a partir das inovações que têm lugar em vários contextos do Sul global..

Os seminários serão conduzidos em inglês. No entanto, em função da configuração dos grupos de trabalho, podem ser usadas outras línguas, nomeadamente o português e o espanhol, com vista a ampliar o debate.