INTEGRAÇÃO, EMANCIPAÇÃO, NEGÓCIOS SOCIAIS E REDES PARA A EMPREGABILIDADE

Práticas e dispositivos promotores de autonomias e de integração social e profissional de pessoas em situação de desvantagem social. Práticas que aliem a criação de valor social, à criação de valor económico sustentável.

Moderação : Sandra Almeida

Sandra Almeida integrou a equipa da Iniciativa comunitária EQUAL até Janeiro de 2009, altura em que abraçou a direcção do Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K’CIDADE, na Fundação Aga Khan.

Intervenções:
Augusto Sousa
Formado em Psicologia educacional, é presidente da Direcção e coordenador técnico da Rumo, que tem como missão a promoção da inclusão educativa, profissional e comunitária de pessoas em situação de desvantagem, na perspectiva do movimento de Emprego Apoiado.
O Emprego Apoiado defende o acesso a recursos e autodeterminação, envolvimento dos empregadores numa relação win-win de parceria e a integração no mercado de trabalho através de job-matching.

Palavras-chave: emprego apoiado, empowerment, autodeterminação, redes para a empregabilidade, job-matching

Links:
http://cooperativarumo.wordpress.com/
http://empregoapoiadopt.wordpress.com/

Apresentação(ppt)

Claudia Marques
Formada em Economia, é responsável pela área da empregabilidade, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K’CIDADE, na Fundação Aga Khan.
O K’CIDADE enfatizou a desocultação e valorização dos saberes detidos pelas pessoas em situação de desvantagem e o trabalho em parceria na procura de soluções de formação em contexto que poderão conduzir ao emprego.

Palavras-chave: capacitação, formação em contexto, desocultação de saberes, empowerment

Links:
http://www.akdn.org/portugal_urbano.asp
Facebook K’CIDADE

Ana Bruno

Do Ler com Arte retivemos o conceito de literacia de adultos, entendido como a capacidade de compreensão e acção transformadora no mundo, num processo de co-construção da pessoa.

Palavras-chave: alfabetização, aprendizagem recíproca, co-construção, auto-estima, emancipação

Links:
http://repositorio.ul.pt/handle/10451/2841
http://fronteirasurbanas.wix.com/forum2013#!entreprojectos/cke8

Katia Almeida
Fundadora e Directora Geral da Pressley Ridge em Portugal.

O Projecto Marias, iniciativa geradora de emprego que proporciona formação, qualificação, protecçãosocial e contratos entre as colaboradoras e as famílias que recorrem aos serviços domésticos.

Palavras-chave: negócio social, empregabilidade, protecção social, qualificações

Links:
Reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=XKJBPHSWTF8
Página institucional: http://www.projetomarias.org/

Maria Rocha
RH+50 – Associação de Quadros Séniores

Redução do abandono escolar – uma meta a prosseguir clarificou que as relações de mentoring ajudam a prevenir o abandono, interligando profissionais reformados com jovens com maiores dificuldades em manter-se na escola.

Palavras-chave: prevenção do abandono escolar, intergeracionalidade

Apresentação (pdf)

Deixe um comentário