Ciclo de Cinema

Travessias (Im)Prováveis

28 a 31 de março de 2012

Enquadramento

Mostra de cinema naturalista; inclui uma seleção de filmes que exploram o potencial científico, económico e político das expedições realizadas ao território africano e brasileiro, durante a primeira metade do século XX.

Proposta de um regresso as espécies endémicas brasileiras e africanas através de narrativas cinematográficas que seguem a par e passo o ideário naturalista vigente a época: o poder da imagem aliado a ideia de "ocupação científica" do território enquanto instrumento de conquista e domínio territorial.

Programa:

28 de Março, 21h30
Anfiteatro de Zoologia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Projeção do documentário ‘No País das Amazonas’ (Brasil, 1921, 72 min), de Silvino Santos.
Comentário ao filme: José Augusto Pádua (UFRJ).
Sessão especial no âmbito do Colóquio Internacional “As lutas pela Amazónia no início do milénio”.

29 de Março, 21h30
Anfiteatro de Zoologia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Projeção do filme ‘Silvino Santos. O cineasta da Amazónia’ de Aurélio Michiles (1997).
Comentário e debate com Eduardo Proença-Mamede e José Augusto Pádua (UFRJ).

31 de Março, 18h00
Anfiteatro de Zoologia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Sessão especial de cinema histórico ambiental sobre África com projeção dos filmes: ‘Missão académica a Angola’ (1929) de Maximino Correia (FCTUC/Cinemateca Portuguesa) e ‘Voyage en Angola’ (1929) de Marcel Borle (DAV Biblioteca La Chaux-de-Fond, Suíça).
Comentário e debate com Paula Meneses (CES/UC) e Joana Pimentel (Cinemateca Portuguesa).
No âmbito do “Encontro Internacional de História Ambiental Lusófona”.

Ciclo integrado na XIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Coorganização: Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Reitoria da UC.