Colloquium

Towards  New Mobilities in the City: Stories, Plans and activisms

October 18, 2013, 09h00-19h00

Room 1, CES-Coimbra

Paulo Andrade

Nascido em Coimbra em 1966 desde cedo se interessou pelo associativismo e ativismo ecologista e ambientalista sendo fundador da Quercus ANCN e atual dirigente do seu Núcleo Regional de Coimbra. Tendo tido uma fase de vida relacionada com o Artesanato e a Arte durante cerca de 15 anos o que implicou a sua formação em Marcenaria e Talha de Madeira, viria em 2010 a licenciar-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde também obteria em 2012 o grau de Mestre em Ciências Jurídico-Políticas, menção em Direito do Ordenamento do Território, do Urbanismo e do Ambiente, com a sua Tese no âmbito da relação do Direito, do Ambiente e da Sustentabilidade com a Mobilidade em Bicicleta; área em que tem continuado a investigar.


Miguel Barbot

Consultor, autor do Blogue "Um pé no Porto e outro no pedal" e sócio da Velo Culture, loja dedicada às bicicletas clássicas  e de cidade. A maior parte das vezes, utiliza a bicicleta como meio de se transportar, aos seus e às suas coisas. Nas outras vezes, anda a pé.


João Paulo Cardielos (DARQ/CES)

Prof. Auxiliar e membro da Comissão Científica do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Membro da Comissão Científica de Cordenação e Gestão da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade, EfS | UC. É também membro do Comité de Comunicação da EfS. Docente do Módulo da Paisagem (“design-studio”) da disciplina de Projeto V e coordenador responsável pelas disciplinas de Território e Paisagem I e II, do Mestrado Integrado em Arquitetura. Regente do curso de Ambiente e Organização do Espaço do Programa de Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia do MIT-Portugal, lecionado na UC. Docente, com V. Murtinho, do curso de Teoria do Projeto do Programa de Doutoramento do Departamento em Arquitetura da UC. Diretor da Biblioteca do DArq-FCTUC. Integrou mais de 120 júris de provas académicas, tendo orientado a preparação de mais de 40 dissertações.

Investigador Sénior no CCARq – Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitectura, do Centro de Estudos Sociais | Laboratório Associado da UC. Autor de diversos artigos científicos e editor ou co-editor de livros, na sua área disciplinar, com relevância para os temas do território e da paisagem. Comissariou diversas exposições, colóquios e debates, no âmbito do desempenho das suas funções na UC, e ainda enquanto presidente (2005-07) e vice-presidente (2008-10) eleito, do Núcleo de Arquitectos de Aveiro da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos. Jurado nomeado ou convidado, em diversos concursos, pela Ordem dos Arquitetos e pela Universidade de Coimbra, entre outras instituições. Membro da Comissão do Património Edificado de Aveiro entre 2008 e 2010.

Organizou e participou em inúmeros colóquios e debates públicos, ou moderou sessões de trabalho, em eventos científicos e de divulgação, de arquitetura e da prática disciplinar. Tem integrado equipas de trabalho em projetos científicos internacionais. Premiado em concursos de arquitetura, com obra publicada e construída. Arquiteto pela FAUP em 1986, doutorado em Arquitetura pela Universidade de Coimbra em 2009.


Catarina Cadima (FBAUP e FCEUP)

Nasceu em 1978. Licenciou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (1996/2002), fazendo Erasmus na Lund´s Universitet Arkitektskolan och Designskolan, Suécia. Fez o Mestrado em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano, promovido pelas Faculdades de Arquitetura e Engenharia da Universidade do Porto. Em 2007 apresentou a dissertação, sob a supervisão do Professor Paulo Pinho, intitulada 'Avaliação dos padrões de mobilidade dos alunos da FEUP'; obtendo classificação muito bom. Trabalhou em diversos gabinetes de Arquitetura (2002/2009) e como Assessora no Pelouro da Formação da Ordem dos Arquitectos (2005/2011). Em 2009 recebeu o Prémio Municipal de Mobilidade Sustentável da  CMP, em conjunto com o arqº Luís Guimarães. Tem apresentado trabalho em conferências da especialidade. Presentemente encontra-se a fazer um Mestrado em Ensino de Artes Visuais, promovido pela FBAUP e FCEUP e desenvolve trabalho de arquitetura e consultoria numa plataforma internacional direcionado para contextos de emergência.


Tiago Castela (CES)

É historiador urbano e investigador em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Integra o núcleo de estudo sobre Cidades, Culturas e Arquitetura. É doutorado em História da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), e licenciado em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal). A sua tese de doutoramento discute a história dos loteamentos suburbanos ilegalizados para trabalhadores na área de Lisboa em Portugal, privilegiando o papel do governo da informalidade na formação dum regime dual de planeamento durante a segunda metade do século XX. A sua atual investigação continua esta genealogia do planeamento no projeto do desenvolvimento do pós-guerra ao explorar a história do urbanismo colonial em Moçambique do fim da Segunda Guerra Mundial à independência, concentrando-se no modo como o planeamento estatal português geriu a produção informal de periferias urbanas na atual cidade de Maputo. Coordena o projeto de investigação exploratória "Aspirações Urbanas em Moçambique Colonial/Pós-Colonial: O Governo da Divisão Desigual de Cidades, 1945-2010".


Greig Crysler (Universidade da Califórnia, Berkeley)

Professor Associado do Departamento de Arquitetura da Universidade da Califórnia, Berkeley. Obteve o seu grau profissional em Arquitetura na Architectural Association em Londres, e tem extensa experiência de prática arquitetónica no Canadá e no Reino Unido. Completou o seu "PhD" no Programa de História e Teoria Arquitetónica na State University of New York em Binghamton. É docente de disciplinas introdutórias em crítica e teoria arquitetónica, assim como de seminários de doutoramento que exploram a relação entre a arquitetura e processos sociais como o nacionalismo, a globalização, e a política da identidade. Em 2010 criou uma nova disciplina sobre a interseção da ética, da arquitetura, e do ativismo. Crysler foi Diretor de Programa do "Arcus Endowment" do College of Environmental Design (CED) em Berkeley. Durante esse período, geriu o desenvolvimento de um programa internacional de prémios para atividade crítica e criativa na intersecção do género, sexualidade, e ambiente construído. Coordenou a conferência anual do "Arcus Endowment", e trabalhou com estudantes e docentes para desenvolver numerosos eventos e programas públicos no CED sobre questões LGBTQ.

A investigação de Crysler concentra-se na história da teoria arquitetónica, e no papel da arquitetura em processos como o nacionalismo, a globalização, e a política cultural da diferença. O seu primeiro livro, Writing Spaces: Discourses of Architecture, Urbanism and the Built Environment, 1960-2000, foi publicado pela Routledge em 2003, e examina os debates sobre o espaço e a teoria social no contexto de publicações académicas em várias disciplinas do ambiente construído desde 1960. Crysler é co-editor, com Stephen Cairns e Hilde Heynen, do Sage Handbook of Architectural Theory, publicado pela Sage em 2012. Esta grande coleção inclui mais de 40 capítulos de investigação original de investigadores proeminentes de todo o mundo. A antologia examina questões contemporâneas na teoria arquitetónica a partir de perspetivas transculturais, comparativas e interdisciplinares.                         


Ricardo Cruz

Professor de Português do ensino secundário. Formador na área das ciências da comunicação e da tecnologia e comunicação educativa. Participou em conferências sobre 'e-learning' e comunicação política 'online', tendo publicado vários trabalhos nessas áreas. Entusiasta ciclista urbano desde os anos 90, defensor e ativista da mobilidade em modos suaves, sendo, também, um cicloturista convicto e adepto do 'randonneuring'.

Participou em conferências e colóquios sobre o ciclismo urbano. Autor dos blogues Bicla no Porto e 'Porto Saddle Guide'. Ativista das redes sociais (fundador do grupo do 'Facebook' Ciclismo Urbano em Portugal). Realiza, atualmente, investigação em ciências da comunicação sobre o ativismo associado ao ciclismo urbano nos blogues e nas redes sociais (www.ricardocruz.eu).


Inês Frade ( CITTA/FCTUC)

Nasceu em 1986 em Coimbra. Concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Civil na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra no ano de 2010 tendo como área de especialização o perfil de Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação. Foi bolseira de investigação no departamento de Engenharia Civil em 2011, no “Estudo de Mobilidade para Inserção de uma Rede Ciclável na Cidade de Tomar”.

É, desde 2011, estudante de doutoramento em Sistemas de Transportes no Programa MIT-Portugal, e tem desenvolvido trabalho de investigação no âmbito da mobilidade ciclável mais propriamente em sistemas de Bike-sharing.
Em Janeiro de 2013 lançou o movimento Coimbr’aPedal que pretende promover a mobilidade ciclável como alternativa aos transportes motorizados na cidade de Coimbra, e surge como um dos projectos do primeiro encontro do Improve Coimbra. Para além destes dados globais, desde 2009 tem vindo a publicar diversos artigos científicos e capítulos em livros.
 

Carolina Gontijo Lopes (Doutoranda CES)

Doutoranda no curso de sociologia - Cidades e Culturas Urbanas da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal (2012). Mestre em Lazer pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Especialista em Pedagogia do Esporte Escolar (2007), graduada na Licenciatura em Educação Física (2005) e no Bacharelado em Recreação e Lazer (2001) pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Estuda a área da Educação Física pela abordagem sociológica das práticas culturais com ênfase no lazer, nos espaços públicos e na atuação profissional.


José Carlos Mota (GOVCOPP/UA)

É docente no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP (http://www.ua.pt/dcspt/pageperson.aspx?id=2095). Mestre em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano pela Universidade de Porto (1998), está a concluir o seu doutoramento em Ciências Sociais com tese sobre ‘Planeamento do Território: Metodologia, Actores e Participação’. Desde 2008 tem estado envolvido em vários projectos de investigação ligados com o tema da mobilidade ciclável (Murtosa Ciclável e CicloRia), o planeamento colaborativo e o envolvimento cívico (‘Global City 2.0’ - http://www.globalcitynetwork.org/; Amigosd’Avenida http://amigosdavenida.blogs.sapo.pt/) e a regeneração de centros urbanos (http://jcmworks.blogs.sapo.pt/). É actualmente um dos dinamizadores da parceria da UA com a ABIMOTA com vista à dinamização do valor económico da bicicleta (http://valoreconomicodabicicleta.blogs.sapo.pt/).


Joaquín Perren (CES)

É Doutor em História pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Foi bolsista doutoral e pós-doutoral do Consejo Nacional del Investigaciones Científicas y Tecnológicas, onde atualmente se desempenha como Pesquisador Assistente. É integrante do Centro de Estudos de História Regional (CEHiR) da Unidade Executora em Rede “Investigações Sócio-Históricas Regionais” (ISHIR-CONICET). É docente das faculdades de Economia e Administração e de Humanidades da Universidad Nacional del Comahue. É autor de "Las migraciones internas en la Argentina moderna. Una mirada desde la Patagonia. Neuquén: 1960-1991" e coautor de “Un conflicto social en el Neuquén de la confianza” (2007) e de “Silencio Hospital. Una historia de la salud pública en Neuquén” (2009). Publicou artigos em revistas acadêmicas e capítulos em volumes coletivos, tanto da Argentina como de outros países.


Paulo Providência (DARQ/CES)

Licenciado pela FAUP em 1988, Doutor pela Universidade de Coimbra em 2007. Docente de Projecto no DARQ-FCTUC; tem orientado Provas de Final de Licenciatura e Dissertação de Mestrado Integrado. As minhas áreas de interesse são o século XIX e a arquitetura contemporânea. Pensar o projeto arquitetónico como meio de expressão leva à reflexão sobre os seus métodos e práticas. De forma complementar às reflexões teorizantes, mantenho prática de projeto de arquitetura.


Anabela Salgueiro Narciso Ribeiro ( CITTA/FCTUC)

Nasceu em 1966 em Lisboa. É Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra desde 2009 (tendo sido Assistente Convidada do mesmo Departamento desde 1997) e lecciona disciplinas no Mestrado Integrado de Engenharia Civil e no Programa Doutoral de Sistemas de Transportes. Possui a Licenciatura em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro, o mestrado em Engenharia Civil, especialidade em Engenharia Urbana pela Universidade de Coimbra e é Doutorada em Ordenamento do Território e Transportes desde 2009, pela Universidade de Coimbra. Atualmente, é responsável pelo “Estudo de Mobilidade para Inserção de uma Rede Ciclável na Cidade de Tomar”, resultante de um protocolo entre a Universidade de Coimbra e a Câmara de Tomar e participa em dois projectos FCT que se iniciaram recentemente, sobre mobilidade sustentável e modos suaves (INNOVSHARE e SoMoMUT). Participa ainda em acções COST e em projectos financiados pelo QREN. Está a orientar teses de doutoramento e mestrado, que na sua maioria se relacionam com mobilidade sustentável e modos suaves. Para além destes dados globais, desde 2009 tem vindo a publicar diversos artigos científicos e capítulos em livros.


João Taborda

Nasceu, no Porto, em 1984, mestrado em engenharia de Software pela FEUP, foi durante os estudos que começou a usar diariamente a bicicleta. Participante da Bicicletada Porto desde 2004, e, desde cedo, envolvido em movimentos de activismo social e ambiental, pela bicicleta e a mobilidade suave no Porto. Em 2008/2009  viajou todo o sul europeu, de Portugal a Albania e regresso, de bicicleta. Em 2012 foi um dos coordenadores da Ecotopia Biketour (www.ecotopiabiketour.net) um comunidade ciclo-activista que pedalou de Barcelona a Veneza pelo Decrescimento.