I Semana da Consciência Negra no CES

19 e 20 de novembro de 2014

CES-Coimbra

Resumo

A Semana da Consciência Negra é um marco na sociedade brasileira e tem como foco o dia 20 de novembro em que se celebra o “Dia da Consciência Negra” no Brasil – em referência à data da morte daquele que é considerado líder do “Quilombo dos Palmares”, espaço de resistência e luta dos escravizados contra a escravização portuguesa. Essa data foi significada a partir da luta do movimento negro brasileiro e instituída por meio da Lei 10.639/2003 (Brasil) no calendário escolar e no currículo das instituições de ensino em todo o país. A partir da mobilização nacional o dia 20 de novembro é reconhecido como feriado em um número significativo de cidades brasileiras e considerado nacionalmente um dia de luta e resistência. A I Semana da Consciência Negra do CES surge de uma necessidade de ativistas, estudantes e investigadores no Brasil e em Portugal, nomeadamente da Universidade de Coimbra, em criar um espaço de diálogo sobre o tema do racismo e suas nuances entre a academia e a sociedade.

Inscrição:
Estudantes - 5 euros