Colloquium

Processos de Libertação em Angola e Moçambique: anticolonialismo e ruturas identitárias no feminino

July 14, 2014, 09h30

Room 1, CES-Coimbra

Enquadramento

Os acontecimentos que dominaram a história de África e da Ásia pós-Segunda Guerra Mundial ligam-se às grandes movimentações sociais e políticas que estiveram na origem dos processos de libertação e de longas lutas pela independência e pela liberdade. As histórias recentes destes dois espaços pautam-se por um rasto de luta: luta contra o colonialismo, luta pela independência e pela nova nação, luta contra o neocolonialismo, luta pela educação, pela saúde, pelo desenvolvimento.

Quando pensamos em mulheres e processos de libertação e revoluções em África, pensamos de imediato em mulheres africanas. Todavia, este colóquio procura analisar outra realidade – a presença e a participação das mulheres de ascendência portuguesa nos processos de libertação em Angola e Moçambique nos tempos coloniais, depois da independência e durante a revolução.

O projeto de investigação que está na origem deste colóquio teve como objetivo ir à procura do rosto destas mulheres que, tomando consciência da situação colonial, a ela reagiram. O objetivo deste projeto foi realizar a análise da participação destas mulheres no processo histórico do ativismo político, da luta pela independência e da revolução, através da recolha das suas histórias de vida. Num contexto em que a maioria dos discursos é pronunciada no masculino – veja-se a quantidade de testemunhos de nacionalistas africanos que têm vindo a público – os discursos que fomos recolhendo levantam novas questões sobre os processos de identidade pessoal e nacional e sobre as suas representações, memórias e subjetividades individuais e coletivas. Nesta medida as vozes destas mulheres representam lugares críticos, onde se elaboram olhares e razões-outras que muito podem contribuir para a análise de processos históricos complexos, de conflitos armados e da vida das nações e dos seus membros, enquanto membros de uma comunidade imaginada.

Para debater estas questões, o colóquio reúne a equipa do projeto – teóricos das literaturas africanas escritas em português, historiadores das guerras de resistência ao colonialismo português, analistas do discurso – e conta, enquanto oradoras e comentadoras, com a presença de algumas mulheres cujas histórias foram integradas no corpus da investigação. Pela recolha e tratamento dos seus testemunhos, este projeto detém hoje um arquivo que preencherá uma página em branco das histórias dos processos de libertação e das suas ligações com a história recente de Angola, Moçambique e Portugal.

Colóquio final do projeto “Mulheres Portuguesas e os Movimentos de Libertação em África/ Os Processos de Libertação em Angola e Moçambique: anticolonialismo e ruturas identitárias no feminino” (FCT - PTDC/AFR/110704/2009). Terá comunicações de vários membros da equipa, de convidados e testemunhos de pessoas envolvidas nos processos de libertação.

Intervenções de  Margarida Calafate Ribeiro, António Sousa Ribeiro, Laura Padilha, Rita Chaves, Júlia Garraio, José Luis Cabaço, José Luandino Vieira, Diana Andringa, Rute Magalhães, Eduarda Correia, Fátima Mendonça, Olga Iglésias, Cristina Horta, Maria Paula Meneses.