CONLAB | XIV Luso-Afro-Brazilian Congress

Post-crisis utopias. Arts and knowledges in movement

15-17 September 2021

Coimbra

_

Coimbra é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Coimbra, principal cidade da região Centro de Portugal e situada na subregião do Baixo Mondego, em 2007 com cerca de 145.000 habitantes nas freguesias do seu concelho. Cidade historicamente de estudantes, conta actualmente com perto de 30 mil estudantes, grande parte dos mesmos de fora, somando-se ainda cerca de 45 a 48 mil entradas de população que reside em concelhos periféricos, resulta uma população flutuante de aproximadamente 220.000 pessoas. É o centro da Área Metropolitana de Coimbra.

É considerada uma das mais importantes cidades portuguesas, devido a infraestruturas, organizações e empresas que detém e que servem toda a população, que a sua importância histórica e priveligiada posição geográfica na região centro, lhe possibilitou centralizar. Os Hospitais da Universidade de Coimbra, o Hospital dos Covões e a Universidade de Coimbra são três grandes exemplos.

Por bastantes vezes, Coimbra é chamada de “Cidade dos estudantes” ou “Lusa-Atenas”, principalmente por ter uma das mais antigas e prestigiadas universidades da Europa – a Universidade de Coimbra (UC) é a herdeira do Estudo Geral solicitado ao Papa pelo Rei D. Dinis e por um conjunto de prelados portugueses em 1288, e que viria a obter confirmação pontifícia em 1290, tendo-se estabelecido inicialmente em Lisboa.

Como chegar a Coimbra

Escolhemos duas alternativas para chegar a Coimbra:
1. de Autocarro
2. de Comboio

- Coimbra-B, mais longe do centro da cidade;
- Coimbra, no centro da cidade. Terá de mudar de comboio em Coimbra-B.

De Lisboa para Coimbra

Conselhos:
1. Se se encontra no aeroporto da Portela a melhor solução para chegar a Coimbra será provavelmente de comboio. Use o autocarro no aeroporto (preço do bilhete cerca de 2 euros) para a última das suas paragens até à estação de comboio.
2. Se chega a Lisboa de comboio a escolha óbiva para chegar a Coimbra será também de comboio.
3. Chegou a Lisboa de Autocarro? Estará então farto de autocarros, mas poderá usá-lo para chegar a Coimbra, a partir da mesma estação. Em alternativa pode usar o metro para Oriente (a última estação de metro na linha vermelha) e apanhar o comboio.
4. Os táxis do aeroporto para qualquer uma das estações de comboio ou de autocarro são caros, por isso será melhor solução não os usar.

De Autocarro
Da estação de Lisboa em Sete Rios para a estação de Coimbra é muito simples. Apenas compre um bilhete para Coimbra e em cerca de três horas estará no destino. O único problema poderá ser chegar à estação de Lisboa. Assim, se está no aeroporto da Portela poderá lá apanhar um autocarro que o deixará em Sete Rios.
Após chegar à estação, peça um bilhete para Coimbra (13,80 euros  ).

De comboio
Pode apanhar o comboio em duas estações diferentes:
1. Santa Apolónia
2. Estação do Oriente

São as duas na mesma linha, por isso assim que chegar a qualquer uma o procedimento será semelhante. Compre o bilhete para Coimbra e espere pelo Comboio. O preço do bilhete depende do tipo de bilhete que comprar, e pode custar de 19 a 34 euros. Se se encontra em Lisboa e próximo de uma estação de metro então pode usá-la. A estação a que quer chegar é Oriente, a última na linha vermelha. Assim que chegar a Oriente, estará na estação de comboio (de facto, estará sob a estação, por isso suba).
Se não houver estação de metro perto, use um autocarro para chegar à estação de Santa Apolónia, onde poderá apanhar um comboio para Coimbra.
NOTA: Se chegar de comboio tenha em atenção que Coimbra tem duas estações de comboio: Coimbra-B, mais longe do centro da cidade; Coimbra, no centro da cidade (terá de mudar de comboio em Coimbra-B).

Do Porto para Coimbra

Conselhos:
Se se encontra no aeroporto Sá Carneiro a melhor solução para chegar a Coimbra será provavelmente usar o comboio. Use o metro no aeroporto (compre um bilhete "Andante") para a estação de  Campanhã (Linha Violeta).

De Comboio
Pode apanhar um comboio da estação de Campanhã.
Compre um bilhete para Coimbra. O preço depende do tipo de bilhete que comprar, e pode custar de 14 a 23 euros.