Encontro

Comuns | III Encontro de Ecologia Política

11, 12, 13, 19 abril de 2024, 10h00-18h00

ISCTE-Lisboa (11/12/13 abril) + CES | Alta-Coimbra (Sala 1) [19 abril]

O 3.º Encontro de Ecologia Política tem como objetivo explorar as diversas abordagens ao conceito e à prática dos comuns e dos processos de fazer-em-comum. Queremos prestar especial atenção às diversas ameaças que se colocam à própria possibilidade de fazer-em-comum e de recriar os comuns, assim como às respostas que emergem para que estes continuem a existir e a ser forjados no mundo contemporâneo, questionando-nos sobre o seu significado político, social, económico e ecológico, designadamente sobre s seus contributos para a construção de mundos mais justos. Num formato renovado, que visa incluir mais parceiros e uma diversidade de formas de sentir-pensar além da tradicional conferência académica, este terceiro Encontro almeja ainda ser um primeiro passo na criação de uma Rede de Ecologia Política em Portugal, fomentando a convergência de académicos e ativistas que orientam a sua ação em torno de um horizonte de emancipação social e de defesa das bases ecológicas e sociais da vida.

O Encontro irá decorrer em formato presencial e online, e em vários espaços físicos dentro e fora da academia. O mesmo ofrecerá uma diversidade de atividades, incluindo comunicações cientificas, rodas de conversa, plenario, oficinas e instalações artísticas, um tour sonoro-arquitectónico, assembleias, e um jantar comunitario.

O evento é coorganizado pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), a Oficina de Ecologia e Sociedade (ECOSOC) do Centro de Estudos Sociais - Coimbra, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e o Jornal MAPA, com a colaboração de Cosmos Campolide, Casa do Comum, e República Bota Abaixo.

Equipa organizadora: Antonio Maria Pusceddu (CRIA), Catarina Leal (CRIA), Diogo Sobral (CRIA), Felipe Mardones (CRIA), Filipe Olival (CRIA/CES), Joana Martins (CRIA), Joana Sá Couto (ICS-UL), Raquel Pereira (CRIA), Ruy Llera Blanes (CRIA), Vanessa Iglésias Amorim (CRIA), Gustavo Garcia Lopez (ECOSOC-CES), Lúcia Fernandes (ECOSOC-CES), Jonas Van Vossole (ECOSOC-CES), Jaili Buelvas Dias (ECOSOC-CES), Rita Calvário (ECOSOC-CES), e Mariana Riquito (ECOSOC-CES)