Práticas de Democracia Participativa promovidas ao nível dos poderes locais. Exemplos de projectos liderados por grupos e organizações de base local

Moderação : Nelson Dias

Presidente da Direcção da Associação In Loco. Consultor independente do Banco Mundial, das Nações Unidas, do Governo de Cabo Verde e de várias autarquias em Portugal para a implementação de processos de Orçamento Participativo.

Intervenções:

Cristina Roldão
David Valente
Estes dois convidados apresentaram projectos vencedores do Orçamento Participativo de Cascais, nomeadamente:
(i) Projeto Espaço Comunitário do Bairro das Faceiras
(ii) Projeto Passeios da rotunda da Abóboda até à McDonald’s

Neste endereço http://www.in-loco.pt/pt/edicoes-inloco/ poderá efectuar o download do livro “Por Cascais, Participo”, no âmbito do qual encontrará uma explicação detalhada do processo, bem como uma breve história dos projectos apresentados no âmbito do PAIS.

Palavras-chave: orçamento participativo, participação, democracia

Apresentação (pptx)

Apresentação (ppsx)

João Queiroz
Desempenha as funções de técnico do Programa K’Cidade, da Fundação Aga Khan
O programa K’CIDADE assenta na premissa que as comunidades se afirmam como agentes activos do seu próprio desenvolvimento sustentável e pressupõe necessariamente a mudança de uma mentalidade assistencialista para uma abordagem baseada no espírito da autonomia e do desenvolvimento sustentável.

Para mais informações: http://www.akdn.org/portugal_urbano.asp

Palavras-chave: desenvolvimento comunitário, participação, K’Cidade

Apresentação (pptx)

João Meneses

Dirige actualmente o Gabinete de Apoio ao Bairro de Intervenção Prioritária da Mouraria, da Câmara Municipal de Lisboa.

O “aimouraria” é um espaço dinâmico e interactivo, onde poderá encontrar toda a informação referente a todas as fases do Programa de Acção da Mouraria (a divulgação de todos os eventos e iniciativas promovidos pela Parceria Local); a informação sobre o modelo de funcionamento; a calendarização e as iniciativas do Programa de Desenvolvimento Comunitário da Mouraria. E ainda toda a informação
e divulgação das acções da Comissão Executiva e Comissão Alargada do GABIP Mouraria, gabinete institucional que alicerça e congrega todo o trabalho de desenvolvimento comunitário da Mouraria.

Para mais informações: http://www.aimouraria.cm-lisboa.pt/

Palavras-chave: desenvolvimento comunitário, Mouraria, Lisboa

Apresentação (ppt)

Deixe um comentário