Chamada para apresentações

VI Ciclo do Gender Workshop

Prazo limite: 31 de julho de 2015

Gender Workshop VI Série

O ciclo de oficinas Gender Workshop constitui, há já cinco anos, um espaço aberto de debate, que procura explorar o potencial epistemológico das perspetivas feministas na compreensão da vida social. Estas têm vindo a ser abordadas a partir de diferentes contextos sociais, políticos e culturais, privilegiando-se o diálogo entre as mais variadas disciplinas e áreas de investigação. Em cada sessão, um/a palestrante apresenta e discute um tema, cruzando-o com a sua própria investigação ou atividade profissional e cívica. Em geral, esta apresentação baseia-se em textos ou outros meios de reflexão disponibilizados previamente. Segue-se um debate com o público.

Nesta VI série, pretende alargar-se a participação no ciclo a todos/as os/as interessados/as em apresentar palestras com propostas de reflexão dos mais diversos domínios do saber que sejam pertinentes no sentido de suscitar debates amplos no âmbito da teoria feminista e da análise crítica de diferentes contextos e estudos de caso nas áreas específicas e, transversalmente, nas múltiplas vertentes dos feminismos.

Convidamos, pois, à apresentação de propostas de palestras, a realizar no CES entre os meses de outubro de 2015 e junho de 2016, na última quinta-feira de cada mês. Os/as palestrantes selecionados/as serão, posteriormente, convidados a integrar uma publicação online que conterá textos que reflitam o teor das palestas e dos debates realizados.

Os/as interessados deverão enviar um abstract, que não deve exceder as 300 palavras, para gw@ces.uc.pt até 31 de julho de 2015. Para além do abstract, deverá ainda ser enviado um breve cv do/a proponente e uma indicação dos meses em que poderá estar disponível para realizar a palestra.

A seleção das propostas será feita por uma Comissão Científica composta por: Adriana Bebiano (CES/FLUC), Ana Oliveira (CES), Catarina Martins (CES/FLUC), Daniel Pinéu (FEUC), João Arriscado Nunes (CES/FEUC), Maria Irene Ramalho (CES/FLUC), Teresa Cunha (CES/ESEC).