Investigação

CES integra consórcio para analisar o impacto económico das plataformas digitais no trabalho

Novembro 2018

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) vai integrar o consórcio de um projeto europeu que vai analisar os principais impactos económicos das plataformas digitais no trabalho, procurando preencher uma lacuna ao nível da compreensão e resolução dos desafios levantados pela digitalização do trabalho.

Com financiamento europeu de 3 milhões de euros, atribuído pelo Horizon 2020, programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia, o consórcio PLUS - Platform Labour in Urban Spaces: Fairness, Welfare, Development, constituído por 15 parceiros europeus, implementará este projeto entre 1 de dezembro de 2018 e 30 de novembro de 2021.

O PLUS enquadra uma tabela inovadora de investigação que conjuga quatro plataformas disruptivas (AirBnb, Deliveroo, Helpling e Uber) e sete cidades europeias (Barcelona, Berlim, Bolonha, Lisboa, Londres, Paris, Tallinn). Uma abordagem multidisciplinar será adotada com o objetivo de promover cenários alternativos que contribuam para promover a proteção social, o desenvolvimento económico e o bem-estar associado ao trabalho digital. O projeto valorizará o papel que diferentes atores poderiam desempenhar na promoção e no equilíbrio de tais transformações. 

Liderado pela Universidade de Bolonha (UB-Itália), o consórcio PLUS reflete na sua parceria a ambição do projeto: universidades/organismos de investigação científica com grande potencial de impacto, pela sua multidisciplinaridade e vasta oferta académica. Para além do CES/UC e da UB, também The University of Hertfordshire Higher Education Corporation (Reino Unido), Scuola Universitaria Professionale Della Svizzera Italiana (Suíça), Universite Paris 13 e Smartfr (França), Fundacio per a la Universitat Oberta de Catalunya, Asociacion Coopdevs e Fundacion Tecnalia Research & Innovation (Espanha), Leuphana Universitat Luneburg (Alemanha), Tallinn University (Estónia), Associazione Basic Income Network Italia, Forschungs-und Beratungsstelle Arbeitswelt e Fondazione Giacomo Brodolini (Itália) e Stichting Fairbnb Amsterdam (Holanda) integram uma estratégia de maximização do alcance e institucionalização do projeto a nível internacional.

Com Giovanni Allegretti como investigador responsável, a equipa do CES/UC no PLUS (que gerirá um orçamento de 217.937 euros e que integra ainda Emanuele Leonardi e três outros investigadores/as a contratar)  contribuirá para a produção de resultados diretamente impactantes na formulação de políticas, nos mercados e nas políticas de bem-estar das plataformas digitais no trabalho: tipologias inovadoras de contratos, uma Carta dos direitos dos trabalhadores digitais, diretrizes de impostos e regulamentação, programas-piloto empresariais de teor social e padrões educacionais para novas competências.