Notícia

Alexandre Tavares na presidência da AdCL

Julho 2019

© UC | Cristina Pinto

O novo conselho de administração da Águas do Centro Litoral (AdCL), para o mandato 2019-2021, passa a ser presidido por Alexandre Oliveira Tavares, investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) e professor associado com agregação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Alexandre Oliveira Tavares, doutorado em Eng. Geológica, ramo Geologia do Ambiente e Ordenamento, tem trabalhado na temática dos riscos, nomeadamente na representação da susceptibilidade e da vulnerabilidade, assim como no planeamento e gestão do risco. Outros dos domínios de intervenção são o ordenamento do território, os processos de transformação do uso do solo, a avaliação e gestão de recursos, assim como a cartografia geológico/geotécnica.

É investigador do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Observatório do Risco – OSIRIS e coordena os projetos de investigação Risk AquaSoil - Plano Atlântico de Gestão de Riscos no Solo e na Água, FORLAND - Riscos hidro-geomorfológicos em Portugal: forçadores e aplicações ao ordenamento do território, BeSafeSlide - Protótipo de sistema de alerta para movimentos de vertente, de baixo custo, para melhorar a resiliência da comunidade e adaptação às mudanças ambientais, MOSAIC.pt - Análise do risco de inundação costeira a partir de múltiplas fontes para comunidades seguras e desenvolvimento sustentável e SUGERE - A Sustentabilidade e Utilização Racional de Recursos Geológicos.

Docente do mestrado interdisciplinar em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos e no Programa Doutoral interuniversitário em Território, Risco e Políticas Públicas.