Notícia

CES integra projeto internacional que pretende debater a importância da cultura na Europa

Agosto 2019

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) vai integrar o consórcio de um projeto europeu que se propõe estudar o valor social da cultura, focando-se nas práticas de valorização desenvolvidas pelos diversos atores do setor cultural. Com financiamento europeu de 3 milhões de euros, atribuído pelo H2020, programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia, o consórcio UNCHARTED: Understanding, Capturing and Fostering the Societal Value of Culture vai ser liderado pela Universidade de Barcelona, envolvendo 10 parceiros de europeus, sediados em França, Hungria, Itália, Noruega, Portugal, Espanha e Reino Unido.

O aumento da importância da economia criativa na sociedade europeia, contribuiu para que, nos círculos políticos, a cultura tenha progressivamente vindo a ser encarada apenas na sua perspetiva económica. Com o objetivo de compreender no seu todo a pluralidade dos valores da cultura na Europa, este projeto pretende assim contrariar a prevalência que é dada à riqueza económica que a cultura gera. Procura, pois, definir os valores sociais da cultura e o seu potencial para a sociedade de hoje.

No decorrer da investigação, o projeto UNCHARTED irá considerar a multiplicidade de agentes e a diversidade de práticas avaliativas envolvidas. O CES terá um papel importante para o desenvolvimento do projeto, contribuindo para identificar a pluralidade de valores da cultura que emergem da participação cultural e do envolvimento em cultura e artes ao vivo. Este trabalho irá explorar as perspetivas do público, dos visitantes e das comunidades em diferentes partes da Europa. O objetivo é identificar essa diversidade de valores associados a produtos, produções, serviços, atividades e pontos culturais específicos. A equipa do CES integrará as investigadoras Nancy Duxbury (coord.), Cláudia Carvalho e Paula Abreu.

Adicionalmente, o CES participará na síntese e reflexão de relatórios detalhados sobre as quatro áreas de investigação: gramáticas de valorização e avaliação em práticas culturais de consumo; práticas de avaliação em produção cultural e gestão do património; influência das metodologias de avaliação da administração pública na produção cultural e gestão do património; e representações do valor cultural em sistemas de informação cultural. O CES contribuirá, ainda, para análises comparativas sobre as intervenções e os impactos das políticas culturais em relação à pluralidade dos valores da cultura.