Livro

"Diálogos Urbanos - Territórios, Culturas, Patrimónios" | Organizadores: Carlos Fortuna e Rogerio Proença Leite

Coleção CES/Almedina | Série 'Cidades e Arquitectura' | Fevereiro, 2013

Resumo

Diálogos Urbanos é um livro sobre proximidades e distâncias entre e dentro das cidades. Escrito com um olhar crítico, o livro enfrenta o desafio duplo de revelar aquilo que estas proximidades e distâncias mostram e aquilo que tornam invisível ou escodem.

Diálogos Urbanos põe as cidades a falar de si, com outras, e a desvendar algumas das ressignificações que atingem os seus territórios, as suas expressões de cultura e os seus patrimónios.

São diálogos tecidos em português, porque é essa língua que aproxima e distancia as cidades portuguesas e brasileiras estudadas. Aqui, o Porto e S. Paulo; além o castiço Bairro Alto e o paulistano Bairro da Luz; mais além, as Praças da Sé (de Lisboa e de São Paulo). Acolá, Coimbra dialoga com Fortaleza, como fazem também, uma com a outra, as investidas modernas do Parque das Nações e da Faria Lima, ou o Santo António de Lisboa e o seu homónimo amazónico, ou ainda o samba e o fado patrimonializados… Tudo tão próximo e tão familiar… Ao mesmo tempo, tudo tão estranho e tão distante...

Conta com artigos da autoria de Carlos Fortuna, Rogerio Proença Leite, Lúcia Bógus, Claudino Ferreira, Clarissa Gagliardi, João Teixeira Lopes, Heitor Frúgoli Jr., Jessica Sklair, Suzana Pasternak, Fraya Frehse, José Guilherme C. Magnani, Paula Abreu, Ana Rosas Mantecón, Cristina Meneguello, Irlys Alencar Barreira, Roselane Bezerra, Carina Sousa Gomes, Luciana F. Moura Mendonça, Sérgio Ivan Gil Braga, Ana Lúcia Duarte Lanna e Silvana Rubino.


Mais informações: http://www.ces.uc.pt/cesalmedina/?id=7173