Candidaturas

Bolsas Marie Curie

Candidaturas com o CES como instituição de acolhimento | Até 1 de julho de 2013

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Laboratório Associado, informa que a Research Executive Agency (REA) tem aberto o concurso para atribuição de Bolsas Maria Curie.

Estas bolsas destinam-se a investigadores que tenham obtido o Grau de Doutoramento, ou que, não sendo doutorados, tenham pelo menos 4 anos de investigação a tempo inteiro.

Para mais informações, devem ser consultados os editais do concurso, os guias de candidatura e o Programa de Trabalho do Programa People de 2013, junto da REA.

No âmbito do referido concurso, aceita-se apreciar candidaturas a bolsas Marie Curie, tendo o CES como instituição de acolhimento, nas seguintes tipologias de mobilidade:
- Bolsas Intra-europeias / Intra-European Fellowships (IEF)
- Bolsas Internacionais de Entrada / International Incoming Fellowships (IIF)
- Bolsas Internacionais de Saída / International Outgoing Fellowships (IOF)

O prazo para submissão de candidaturas termina no dia 14 de agosto de 2013, às 17h00 (hora de Bruxelas).

Enquanto instituição de acolhimento de Bolsas Marie Curie, O CES apreciará candidaturas entregues até dia 1 de julho de 2013.

Para efeitos de candidatura, com o CES como instituição de acolhimento, os/as interessados/as devem considerar as seguintes regras:
A candidatura deverá ser enviada para mariecurie2013@ces.uc.pt, contendo os seguintes elementos:
a) identificação do/a candidato/a e carta de manifestação de interesse;
b) CV atualizado e cópia dos certificados de habilitações académicas;
c) proposta de projeto de investigação, de acordo com os formulários das Bolsas Marie Curie.
No caso de existir um contacto prévio com um/a possível orientador/a do CES, deve ser anexado o parecer emitido sobre a proposta de projeto apresentada.
Os elementos constitutivos do processo de candidatura são obrigatoriamente redigidos em inglês.


Tipologias de Bolsas Marie Curie aceites pelo CES:

- Bolsas Intra-europeias / Intra-European Fellowships (IEF)
As Bolsas Intra-europeias apoiam a mobilidade de investigadores experientes de um Estado-Membro ou Estado Associado para outro onde queiram desenvolver o seu projeto de investigação individual. As bolsas destinam-se a apoiar o desenvolvimento da carreira científica de investigadores experientes e de investigadores que pretendam retomar a carreira de investigação após uma pausa, oferecendo-lhes a possibilidade de aprender novos métodos de investigação e de realizar experiências entre sectores. Mais informação em: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/page/call_FP7?callIdentifier=FP7-PEOPLE-2013-IEF&specificProgram=PEOPLE#wlp_call_FP7 

- Bolsas Internacionais de Entrada / International Incoming Fellowships (IIF)
As Bolsas Internacionais de Entrada destinam-se a promover a integração de investigadores de qualquer nacionalidade, residentes em Países Terceiros, no espaço de investigação europeu, permitindo-lhes desenvolver os seus projetos de investigação e adquirir formação e a aquisição de conhecimentos em organismos europeus.
As Bolsas Internacionais de Entrada possibilitam ainda o regresso dos investigadores, por um período não superior a um ano, a um organismo de um País Terceiro, permitindo-lhes partilhar a experiência adquirida durante o período de mobilidade internacional. Mais informação em: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/page/call_FP7?callIdentifier=FP7-PEOPLE-2013-IIF&specificProgram=PEOPLE#wlp_call_FP7 

- Bolsas Internacionais de Saída / International Outgoing Fellowships (IOF)
As Bolsas Internacionais de Saída procuram consolidar a dimensão internacional da carreira dos investigadores europeus, permitindo-lhes adquirir formação e novos conhecimentos numa organização de investigação de elevado prestígio num País Terceiro e, em seguida, regressar a uma organização num Estado-Membro ou Estado-Associado com a experiência e o conhecimento adquiridos. Mais informação em: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/page/call_FP7?callIdentifier=FP7-PEOPLE-2013-IOF&specificProgram=PEOPLE#wlp_call_FP7