V Seminário da Rede Brasil - Portugal de Estudos Urbanos

10 a 12 de maio de 2011, 09h30

Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Enquadramento

A Rede Brasil - Portugal de Estudos Urbanos resulta de um projecto de pesquisa financiado pelo Edital Programa CPLP MCT/CNPq nº 030/2006 e congrega, na sua origem, pesquisadores de 6 universidades brasileiras e de 2 universidades portuguesas.

No âmbito desse projecto foram executadas pesquisas comparadas entre realidades urbanas brasileiras e portugueses, tendo sido realizados quatro seminários internacionais. O primeiro em Coimbra, em Maio de 2006, o segundo em Aracaju, em Novembro de 2006, o terceiro de novo em Coimbra, em Junho de 2008 e o quarto em Caxambú, em Outubro de 2009.

A rede consolidou-se, alargou o seu espectro geográfico, tendo publicado a obra “Plural de Cidade – Novos Léxicos Urbanos”. Com o quinto seminário, "Diálogos Urbanos: Divercidades, Territorialidades, Culturalidades", a Rede prepara o lançamento de nova publicação colectiva.

10 de Maio de 2011
9h30 – 10h00 Sessão de abertura
10h00 – 12h00 Conferência inaugural "Desafios Urbanos: Diálogos Disciplinares" por João Ferrão (ICS – Universidade de Lisboa)
12h00 – 14h00 Almoço
14h00 – 16h30 Sessão de Trabalho 1: "Cidades em Diálogo: Divercidades". Apresentação e discussão dos textos de António Augusto Arantes (UNICAMP), Irlys Barreira (Univ. Fed. do Ceará – Fortaleza), Carlos Fortuna (CES-FEUC), Roselane Bezerra (CES/BPD-FCT), Carina Gomes (CES/BD-FCT), Silvana Rubino (UNICAMP - Campinas), Paulo Peixoto (CES-FEUC) e Rogério Proença Leite (Univ. Fed. Sergipe – Aracajú). Debatedor: Claudino Ferreira (CES-UC)

11 de Maio de 2011
10h00 – 12h00 Conferência "Territórios urbanos em transição" por Ana Fernandes (Univ. Federal da Baía)
12h00 – 14h00 Almoço
14h00 – 16h30 Sessão de Trabalho 2: "Cidades em Diálogo: Territorialidades". Apresentação e discussão dos textos de Lúcia Bógus (PUC-S. Paulo), Claudino Ferreira (CES-FEUC), Clarissa Cagliari (PUC – S. Paulo), Heitor Frúgoli (USP – S. Paulo), Manuel Araújo (UNEM – Maputo), João Teixeira Lopes (Univ. Porto) e Fraya Frehse (USP – S. Paulo). Debatedora: Suzana Pasternak (FAU–USP – S. Paulo)

12 de Maio de 2011
10h00 – 12h00 Conferência  "Is there a post-creative city?" por Malcolm Miles (Univ. Plymouth – UK)
12h00 – 14h00 Almoço
14h00 – 16h30 Sessão de Trabalho 3: "Cidades em Diálogo: Culturalidades". Apresentação e discussão dos textos de José Guilherme Magnani (USP - S. Paulo), Cristina Meneguello (UNICAMP - Campinas), Ana Rosas Mantecón (UNAM - Cidade do México), Paula Abreu (CES-FEUC), Sérgio Braga (Univ. Fed. Amazónias – Manaus), Jessie Sklair (USP- S. Paulo;
Cambridge Univ.), Luciana Mendonça (CES/BPD-FCT) e Carlos Fortuna (CES-FEUC).
Debatedora: Ana Lúcia Duarte Lanna (USP-S. Paulo).

Apoios: