Colóquio Internacional

3 e 4 de novembro de 2011

Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Enquadramento

As iniciativas e os empreendimentos solidários crescem em número e inovam nos modos de organização social e material da vida, disseminando num contexto de profunda precarização do trabalho, outras racionalidades socioeconómicas marcadas pela autogestão, pela cooperação e pela solidariedade. A sua dimensão comunitária, baseada numa lógica de reciprocidade, permite a convivência equitativa e não-hierárquica de saberes diversos e a criação de alternativas práticas neles baseadas que resistem e questionam a hegemonia do capitalismo global.

O Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL/CES) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra é um espaço acadêmico que reúne iniciativas de pesquisa acerca dos rumos, desafios e inovações nos empreendimentos da Economia Solidária. Também organiza eventos científicos e encontros com a finalidade de promover a partilha de saberes e experiências. O colóquio internacional “Economia Solidária: uma semente de futuro” é uma destas iniciativas. Em colaboração com o Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC) e o Mestrado de Economia Social e Solidária do ISCTE/IUL, o ECOSOL/CES busca promover, com o colóquio internacional, um espaço de diálogo sobre os rumos da Economia Solidária em Portugal e no mundo.

Além de uma conferência de abertura por Jean-Louis Laville, professor do Conservatoire National des Arts et Métiers e coordenador europeu do Karl Polanyi Institute of Political Economy, o Colóquio propõe-se oferecer, à comunidade académica e aos ativistas dos empreendimentos, uma reflexão alargada sobre as dimensões mais expressivas da Economia Solidária, em três sessões temáticas sobre ativismo, mercado e Estado e num painel em que académicos e ativistas debatem experiências de terreno em torno da economia solidária.

A inscrição é obrigatória. A Comissão Organizadora apenas garante disponibilização de materiais às inscrições efectuadas até dia 31 de Outubro de 2011.