Debate

Precariedade e novos riscos sociais, como pode responder a Segurança Social

Frederico Cantante

Manuel Pires

Mariana Trigo Pereira

Renato Miguel do Carmo

Ricardo Moreira

28 de outubro de 2014, 21h00

MobLisboa (Rua dos Anjos, 12F), Lisboa

2.º Debate do ciclo 'Conversas sobre precariedade e relações laborais em torno das Oficinas de Segurança Social'.

Oradores: Mariana Trigo Pereira, Frederico Cantante, Renato Miguel do Carmo, Manuel Pires e Ricardo Moreira
Moderação: Elisabete Miranda


Notas biográficas

Mariana Trigo Pereira - Economista e mestre em Análise de Política Social pelo ISEG-UL. Trabalhou em consultoria e assumiu funções de assessoria económica, prosseguindo, em simultâneo, trabalhos de investigação na área das políticas sociais.

Frederico Cantante - Licenciado em Sociologia e Planeamento e em Direito é assistente de investigação do CIES-IUL e membro da equipa permanente do Observatório das Desigualdades. Tem vindo a trabalhar nos últimos anos na área das desigualdades económicas e sociais, campo de investigação no qual está a desenvolver a sua tese de doutoramento.

Renato Miguel do Carmo - Sociólogo e, atualmente, investigador auxiliar do CIES-IUL e do Observatório das Desigualdades. É autor de diversos livros e artigos, versando principalmente as temáticas das desigualdades sociais e territoriais, estudos rurais e urbanos, globalização, mobilidade espacial e capital social.

Manuel Pires - Ex-dirigente (Presidente) do Conselho Diretivo do Instituto de Informática e Estatística da Solidariedade entre 2001 e 2011.

Ricardo Moreira - Engenheiro florestal e mestre em economia e políticas públicas. Esteve envolvido nos primeiros passos do movimento de trabalhadores precários, com a realização do MayDay Lisboa e o nascimento do movimento Precários Inflexíveis.