Gender workshop

Das estereotipias de género à intervenção – Qual tem sido, qual é, e qual deve ser o papel da Universidade na promoção do equílibrio entre mulheres e homens?

Cristina Coimbra Vieira

Maria Jorge Ferro

29 de janeiro de 2015, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Tendo percebido profundas diferenças entre indivíduos de sexo feminino e de sexo masculino, experimentadas e sustentadas nos grupos com quem contactámos no decurso do trabalho desenvolvido junto de Estudantes da Cooperação (grupo de estudantes de nacionalidade de qualquer dos países da comunidade de língua portuguesa) e no prosseguimento de uma linha de reflexão em Psicologia, assumidamente crítica do saber e das práticas decorrentes das escolas tradicionais desta ciência, propomo-nos centrar a reflexão sobre o papel da Universidade – enquanto possível lugar/tempo de mudança no que diz respeito às questões de género/sexo – e questionar as leituras habituais das perspectivas psicológicas sobre estes assuntos, do seguinte modo:

(1) revisitando alguns dos dados obtidos através de narrativas de mulheres e homens de qualquer dos países mencionados e retrabalhá-los por comparação e relação com novos dados obtidos mais recentemente em entrevistas com jovens estudantes da Universidade de Coimbra;

(2) reflectir acerca das modalidades de trabalho, acção e intervenção do corpo docente da Universidade de Coimbra no que respeita às questões de género na academia;

(3) reflectir acerca do impacto que as modalidades de intervenção e (in)visibilidade da academia pode ter na população em geral e na comunidade universitária em particular;

(4) questionar o mainstream das práticas e da divulgação social de conceitos, padrões de leitura e de comportamento, suportados pela psicologia hegemónica;

(5) propor alternativas e discutir áreas e modalidades de intervenção na academia (e na comunidade) suportadas pelo conhecimento construído à luz das teorias criticas e das perspectivas feministas em psicologia.

Artigos em discussão:

Oliveira, J.M., Saavedra, L., Neves, S., & Nogueira, C. (2013). Critical Feminist Psychology from the Semi-peripheral Southwest of Europe: The Intriguing Case of Portugal. Annual Review of Critical Psychology, 10, 801-816

Texto disponível aqui: http://hdl.handle.net/10216/66613 ou em http://www.discourseunit.com/arcp10/Portugal%20801-816.pdf

Notas biofráficas das oradoras

Maria Jorge Ferro é doutorada em Psicologia na especialidade de Aconselhamento pela Universidade de Coimbra. Tem vindo a trabalhar as Teorias Críticas e as Perspectivas Feministas em Aconselhamento tendo estudado as especificidades de estudantes estrangeir@s de língua portuguesa. É docente da UC desde 1998 tendo começado a leccionar nos diversos cursos do ramo educacional da Faculdade de Letras da mesma universidade. Entre 1995 e 1999 foi ainda docente da Universidade Católica Portuguesa. Participou em inúmeras actividades de formação de professores e professoras e tem algumas publicações sobre as questões de género e do modo como (não) são cuidadas nos modelos de formação destes e destas profissionais. Em parceria, trabalhou ainda com Clara Moura Lourenço desde 2000 e o texto de 2002 com o título “Educando meninos e meninas: tarefa igualitária ou desigual”, publicado na Revista Portuguesa de Pedagogia, 36, 1-2 e 3, foi resultado das abordagens até aí desenvolvidas.

Cristina Maria Coimbra Vieira é licenciada em Psicologia (1991) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de
Psicologia da Educação (2003), pela mesma instituição. Nela exerce funções docentes desde 1992, sendo Professora Auxiliar. Lecciona há mais de duas décadas unidades curriculares ligadas às metodologias quantitativas e qualitativas de investigação em educação, ao nível de cursos de licenciatura e de pós-graduação. Coordenou entre 2007 e 2012 o Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária da FPCEUC. Os seus principais interesses de investigação têm-se centrado em torno das questões de género e cidadania, no âmbito da educação e formação ao longo da vida, com particular relevância para os contextos da família e da escola e para as relações entre os diversos agentes educativos neles envolvidos. É co-autora dos Guiões de Educação Género e Cidadania que foram elaborados para o pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), com a chancela do Ministério da Educação e Ciência, e coordena a equipa que está neste momento a elaborar o Guião para o ensino secundário. É investigadora integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra.