Gender workshop

Ascensão e queda das Políticas de Igualdade entre Mulheres e Homens

Virgínia Ferreira (CES)

26 de fevereiro de 2015, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

De forma gradual e hoje generalizada os Estados têm vindo a intervir em prol da igualdade de mulheres e homens, em maior ou menor diálogo com outros atores quer supranacionais, como a ONU e a União Europeia, quer nacionais, como os movimentos de mulheres e feministas. Depois das políticas antidiscriminatórias e de ação positiva, as de “mainstreaming de género” têm ampliado o leque de atores envolvidos em consequência da assunção do desafio de incluir a igualdade na governação.

Tanto o aumento da visibilidade como a constatação da relativa efetividade destes desenvolvimentos políticos têm suscitado, especialmente desde meados dos anos 1990, a atenção da comunidade científica. Com efeito, análises feministas nos mais diversos domínios científicos têm questionado a ação do Estado na promoção da igualdade de mulheres e homens, analisando o desenho e a implementação das políticas públicas, escrutinando o alcance e efeitos desta institucionalização, a definição das agendas, as articulações de atores e os impactos. As abordagens têm sido diversas, diferenciando-se as sequenciais (evolução das agendas), as estratégicas (atores) e as compreensivas (análise de framings). Nesta sessão, proponho que analisemos:

(1) as políticas de igualdade de mulheres e homens e de ‘igualdade de género’ - principais fases, discursos e práticas;

(2) as principais abordagens, com ênfase na de “frames” (Projeto QUING);

(3) algumas particularidades do caso português;


Artigos em discussão:

Emanuela Lombardo, Petra Meier and Mieke Verloo, “Discursive Dynamics in Gender Equality Politics: What about 'Feminist Taboos’?” European Journal of Women's Studies, 2010, 17: 105.

Virgínia Ferreira e Rosa Monteiro, Cap. 2 (da pág. 39-60), de Trabalho, Igualdade e Diálogo Social, disponível em: http://www.cite.gov.pt/asstscite/downloads/publics/Trab_Iguald_DSocial_Estudos9.pdf


Nota biográficas da oradora

Virgínia Ferreira é doutorada em Sociologia, é Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora Sénior do Centro de Estudos Sociais. Tem estudado o modo como as relações sociais de sexo se expressam em vários fenómenos, processos e estruturas sociais: as mudanças económicas e políticas; a regulação do mercado de trabalho; as transformações tecnológicas; os regimes de bem-estar e outras instituições sociais; e as atitudes e práticas das mulheres e dos homens no trabalho, no emprego e na esfera doméstica. Os seus interesses mais recentes centram-se no estudo das políticas públicas de igualdade. É membro fundador e atual Presidente da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres (APEM), (mandatos 1998-2002; 2014-2016). É a representante Portuguesa no Expert Group on Gender and Employment da Comissão Europeia, desde 2004 (em equipa com Lina Coelho, desde 2011). A obra publicada inclui artigos e ensaios em revistas e em coletâneas nacionais e internacionais. Entre as mais recentes destacam-se: “Employment and Austerity: Changing welfare and gender regimes in Portugal”, in Maria Karamessini e Jill Rubery (eds.), Women and Austerity: the Economic Crisis and the Future for Gender Equality. Londres: Routledge, pp. 207-227 (2014); “Estudo de Avaliação da Integração da Perspetiva do Género nos Fundos Estruturais 2007-2013”. Coimbra: CES/IGFSE (2013); Com Rosa Monteiro, “Planos para a igualdade de género nas organizações: Contributos para o desenho e realização dos diagnósticos organizacionais”, Sociedade e Trabalho, n.º 43/44/45, 123-136 (2013) e Trabalho, Igualdade e Diálogo Social – Estratégias e Desafios de um Percurso (Lisboa, CITE, 2013).