Exposição, conferência, sessão de cinema

Ecologia Política: teoria, investigação, ação

25 de março de 2015, 15h00

CES-Lisboa e CIUL-Centro de Informação Urbana de Lisboa (Picoas Plaza)

Descrição

O evento tem por finalidade o lançamento público da Oficina de Ecologia e Sociedade, um grupo de trabalho do Centro de Estudos Sociais que desenvolve investigação/ação no âmbito da ecologia política. Divide-se em três partes: a primeira consiste numa exposição audiovisual interativa relativa às atividades de investigação da equipa Ecosoc/CES no âmbito dos projetos ‘Entitle’ (rede europeia de investigação em ecologia política), ‘Ejolt’ (atlas de conflitos ambientais) e ‘Portugal: ambiente em movimento’ – uma parceria entre CES (Coimbra), SOCIUS (Lisboa) e CETEM (Rio de Janeiro). A exposição inclui um mapa interativo sobre conflitos ambientais em Portugal que foi elaborado em colaboração com diferentes grupos/associações/ativistas portugueses.

Na segunda parte, o evento contará com uma conferência do Professor Joan Martinez Alier, da Universidade Autónoma de Barcelona, autor de referência para a ecologia política europeia e latinoamericana, coordenador do projecto ‘Ejolt’ e diretor da revista Ecología Política. A seguir será projectado o filme Toxic Amazon, de Felipe Milanez (investigador da equipa Ecosoc/CES e projecto ‘Entitle’), vencedor do prémio ONU Hero of the Forest em 2011.

Organização: Oficina Ecologia e Sociedade/CES e SOCIUS-ISEG

Comissão organizadora: Lays Helena Silva, Lúcia Fernandes, Rita Serra, Santiago Gorostiza, Stefania Barca, Sofia Bento e Francisco Fernandes

 

   

 

 

Apoio: